terça-feira, 21 de abril de 2009

NOTAS DO JORNAL PEQUENO


. (21 de abril de 2009 às 08:31)
VAMOS ENTENDER E SORRIR UM POUCO. Fala sério.

Briga feia I
Não convidem mais para a mesma mesa os irmãos Jorge e Ricardo Murad, marido e cunhado da governadora empossada. Por espaço no governo, a briga está feia entre os dois
E Roseana Sarney não sabe mais como agir. Anteontem, teve que invocar a seu aneurisma cerebral para que os dois se calassem.
Os motivos do ‘bate-boca’ vão desde a percepção intelectual que cada um tem do outro ao modo de como administrar os bens públicos.

Briga feia II
Ricardo Murad, novo secretário de Saúde do Estado, defende uma grande dispensa de licitação para recuperar e reequipar hospitais públicos.
O secretário também quer a Caema vinculada à sua pasta, tal qual era no governo José Reinaldo, passando à Secretaria de Infraestrutura no governo Jackson.
Jorge Murad e Roseana Sarney já querem a Caema vinculada à Secretaria das Cidades, recriada desvinculada da Sinfra, entregue a Filuca Mendes.

Uma atrás da outra...

O portal do Sistema Mirante passou o dia inteiro ontem com uma falsa notícia em sua página inicial: a de que o PCdoB tinha acertado o ingresso no governo de Roseana Sarney.
Nem mesmo uma nota do partido assinada pelos presidentes das seções municipal do partido, Márcio Jerry; da estadual, Gérson Pinheiro, e pelo deputado federal Flávio Dino fez com que a falsa informação fosse corrigida.
Na nota, o PCdoB deixa claro que não participará do governo Roseana e que continuará lutando pela composição de uma aliança do campo progressista maranhense.

Filha ingrata?

Sarney é tão devotado a Roseana que passa uma vergonha nacional – e paga caro por isso - para restituir à filha o governo perdido nas urnas.
E a ingrata renega o pai, como um cão sem dono, ao dar entrevista para a mídia nacional, tudo em nome da sua imagem...
Comeu a carne, tem que roer os ossos do ofício.

Grande bancada!

O Maranhão está, agora mais do que nunca, ‘muito bem’ servido de senadores. É uma trinca de dar inveja a qualquer outro estado.
O único titular, Epitácio Cafeteira, chega ao Senado de cadeiras de todas. O suplente de Roseana, Mauro Fecury, vai chegar à Casa de bengala, por problemas ortopédicos e reumáticos. E Lobão Filho, o Edinho, também suplente, é novo, tem preparo físico, mas falta erudição para exercer o mister.
Se você pensou que falaríamos de Sarney, errou. Ele é senador pelo estado do Amapá...

De mal a pior

A relação de Tarso Genro com José Sarney, que já era ruim, não vão melhorar com a mais recente declaração do ministro da Justiça, que criticou a “judicialização da política” no dia em que Roseana (PMDB) tomou posse no Maranhão. Sarney, como se sabe, não descansou até que o TSE tirasse Jackson Lago (PDT) do cargo. (Painel da Folha)

Ciranda

Mauro Fecury, que assumirá a vaga de Roseana Sarney no Senado, é um dos donos da Unieuro, universidade que tem como reitor Luiz Curi, por sua vez marido de Emília Ribeiro, indicada por José Sarney para a diretoria da Anatel.
Fecury, historicamente ligado a Sarney, é também dono de um jato em que o presidente do Senado e a nova governadora do Maranhão costumam voar.
O aparelho está à venda. Será trocado por modelo mais recente. (Painel da Folha)

“O Camaleão”

Em sua terceira edição, ‘O Camaleão’ é um livreto editado pelo deputado Domingos Dutra em que ele define e relaciona um conhecido polítco do maranhense com o metamorfósico bicho da fauna maranhense.
O livro já foi distribuído até nos gabinetes dos ministros do TSE, em Brasília, bem como de praticamente todos os deputados e senadores com assento no Congresso Nacional. Quando encerrar a atual edição, Dutra pretende lançar mais uma ‘fornada’ do Camaleão, consciente de quanto mais gente conhecer o bicho, melhor.

MIUDINHAS

O empresário Afonso Fernandes, irmão dos deputados Pedro Fernandes e Manoel Ribeiro e suplente do senador Epitácio Cafeteira, vai integrar a equipe de Roseana Sarney como secretário de Agricultura.
Roseana Sarney pedirá, possivelmente na próxima semana, uma licença médica de dois meses para fazer uma cirurgia em Houston, nos Estados Unidos.
A licença ainda não foi confirmada oficialmente por ela, mas foi confidenciada aos parentes e amigos próximos. A outros interlocutores informou que a licença só será pedida em junho.
Segundo anuncia, a cirurgia a que se submeterá a governadora é para retirada de um coágulo sanguíneo na cabeça provocado por um aneurisma cerebral.
Com o afastamento, o vice João Alberto ficará no comando do Palácio dos Leões.

"Transtorno bipolar" - Anotações pastorais sobre a conjuntura política do Maranhão


Direto do Blog Padre Claudio Maranhão
Achei o texto muito interessante para análise e comentarios.



Autor do texto:
CBBB NE V
“No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: «Mestre, manda que teus discípulos se calem.» Jesus respondeu: «Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão.»” (Lc 19, 39-40).
Queridas irmãs e queridos irmãos,

Também neste momento grave e preocupante, em que assistimos a mudanças e transtornos institucionais no nosso Estado, não consegui me calar. Considero, com efeito, que é incômodo dever do pastor tentar, sobretudo em conjunturas difíceis, delicadas e desafiadoras como esta que estamos vivendo, buscar a verdade e colaborar na procura de horizontes e rumos favoráveis ao bem comum, à justiça e aos direitos, sobretudo dos mais humildes e esquecidos.
Os últimos acontecimentos políticos e judiciários nos revelam, mais uma vez e de modo incontestável, que não vivemos num Estado de Direito pleno: com efeito, as leis republicanas não passam de uma ferramenta e de uma arma a ser utilizada para combater, condenar e neutralizar os adversários e os inimigos políticos, ao passo que parentes, amigos e aliados são isentados do respeito e da obediência às leis; e acobertados em casos de crimes. Vivemos num clima de permanente atentado à legalidade, em que, com menor ou maior habilidade, são resguardadas porém as aparências e as formalidades das instituições democráticas.
No nosso País as instituições republicanas têm pouco mais de um século de vigência, mas somente nestes últimos vinte anos tentamos construir a nossa historia livres dos regimes de exceção e do estado de sítio. Permanecem, todavia, ameaças à democracia vindas de setores elitistas reciclados no âmbito democrático após a ditadura militar e que nunca acreditaram no povo como gerador e garante dos poderes republicanos. Parece inegável, assim, a existência de uma rearticulação antidemocrática, que se insinua nos procedimentos jurídicos para subverter a legalidade e a verdade. A tradição monárquica de um Poder Executivo, prioritário e conciliador de instituições e interesses, permanece quase intacta. Poucos se preocupam com o fato que Juizes Federais e Estaduais sejam indicados e nomeados pelos mandatários políticos, atentando à constitutiva autonomia do Poder Judiciário.
Assistimos, assim, ao processo de criminalização dos movimentos sociais e dos defensores dos direitos humanos e, na lógica de dois pesos e duas medidas, ao tratamento privilegiado de “empresários” invasores de áreas indígenas.
Tenho mais um motivo de angustia: a lógica financeira domina as eleições e, o que é mais grave, se reforça em todos os partidos a convicção da inevitabilidade, ou pior, da naturalidade da corrupção, ao ponto que a corrupção virou sistêmica. Faz mister afirmar, lembrando Raimundo Faoro, que no Maranhão, ainda não temos Estado, mas um estamento; não temos respeito e serviço ao bem comum, mas articulações patrimonialistas.
O próprio Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, afirmou recentemente que o financiamento público de campanhas eleitorais só será viável após uma reforma no sistema político do país. Segundo o Ministro, atualmente não seria possível evitar que os partidos políticos recebam recursos privados não declarados, para financiar as campanhas eleitorais. Desta forma, a Camargo Corrêa, junto com outros empresários e banqueiros, é sumariamente inocentada. Como todos são corruptos, logo todos são inocentes; ao ponto que podemos até enterrar a tradicional distinção entre corruptos e corruptores.
Deixe-me comunicar-lhes mais uma profunda inquietação: a política atual continua subjugada às estratégias populares de reprodução a vida e ao jogo de interesses das elites empresariais.
Podemos e devemos defender a política entendida como construção do bem comum, segundo as orientações da Doutrina Social da Igreja Católica, mas não podemos fechar os olhos diante da sua redução sistêmica à garantia de sobrevivência de boa parte da população do nosso Estado. Na absoluta maioria dos casos, a economia dos nossos municípios está nas mãos das prefeituras e a alternância de gestores, mais do que responder a um saudável princípio democrático, não passa de um expediente para privilegiar eleitores e excluir adversários do acesso às vagas do funcionalismo público.
É desta fonte que nascem as facções, sem consciência e sem inspiração ética e ideológica. É desta fonte que é gerada a violência política como meio extremo para defender a economia familiar. É desta fonte que vem a calmaria da movimentação social, silenciada ou cooptada – até nas suas lideranças mais expressivas – pelos governos.
Como podemos pensar o nosso testemunho evangélico neste quadro tão tosco e sombrio? Como podemos acolher o dom divino da Esperança? Como podemos enxergar a presença do Reino de Jesus nos caminhos da história? Como podemos testemunhar a Páscoa de Ressurreição - e a insurreição das consciências - para construirmos caminhos de fraternidade, liberdade e justiça?
Antes de tudo, devemos apostar na capacidade das nossas comunidades de evangelizar e testemunhar a fé que a historia humana e a historia do Maranhão estão nas mãos de Deus. Como nos diz Paulo num trecho da Carta aos Romanos, cap. 8, vv. 18-23:
“18 Penso que os atuais sofrimentos não se comparam a gloria futura que em nós se revelará 19 A própria criação espera, com impaciência, a revelação dos filhos de Deus. 20 Entregue ao poder do nada - não por sua vontade, mas por vontade de quem quis submetê-la, -, a criação hospeda a esperança 21 porque ela também será libertada da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.
22 Sabemos que a criação toda geme e sofre as dores do parto até hoje. 23 E não só a criação, mas nós também, que possuímos as primícias do Espírito, gememos no nosso íntimo, esperando a adoção e a libertação do nosso corpo.”
Por que temer? O medo que pode paralisar a nossa fala e o nosso testemunho foi derrotado pela fé pascal em Cristo Jesus.
Recomendo, enfim, que possa continuar a nossa colaboração com a Campanha “Ficha limpa” e com o Movimento contra a corrupção eleitoral e administrativa. O meu apelo e a minha bênção especial vão agora para as nossas valiosas Pastorais Sociais: possam ser parteiras da gestação do Reino na nossa sociedade, propiciando o protagonismo dos pobres e dos nossos povos.
A minha bênção a todos vocês irmãs e irmãos em Cristo, junto com os votos de uma Páscoa santa e libertadora.
Dom Xavier Gilles
Bispo de Viana
Presidente da CNBB NE V
São Luís do Maranhão, 13 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

O Testemunho Municipal Responde.



Para explicar ao RIBAMAIS e aos demais e tira qualquer mau entendido.
Somos Oposição e não “Ô posição”. Melhor temos lado. Não nos escondemos.
O TESTEMUNHO MUNICIPAL é um instrumento de luta a serviço da população de nosso município e nele há manifestação de Oposição sim á Luis Fernando (DEM).
Postamos aqui as suas e as minhas cobranças dentro da linha Editorial do Testemunho Municipal. Sou independente e não recebo patrocínio de ninguém. O Nosso Blog é livre e autônomo. Elogio e critico. Mostramos a Realidade.
Já, o Professor Josivaldo que posta, escreve e publicar os comentário de seus leitores e blogueiros que aqui se manifestam. É Oposição mesmo. Como Comunista que sou. E recebe sempre também criticas e elogios. E acha normal.
Não podemos aqui só criticar, temos que reconheço que as obras públicas, realizadas e inauguradas pela Prefeitura, “acho”??. Que devem resistir às chuvas. E elas acabam sendo importante para algumas regiões da cidade, porém, não são nem de longe a necessidade real para a cidade e da população Ribamarense.
Mas, o Testemunho Municipal, continuará cobrando. Na linha de edição do Blog.
Agradecemos mais uma vez o Site: RIBAMAIS e aos seus leitores, por fazer chegar meu recado mais rápido a Luis Fernando. Comentem e dêem Sugestões.
Quanto ao Prefeito, ele já cumpriu parte de seu mandato, tanto ele, quanto os vereadores são nossos representantes pagos pelo nosso dinheiro, para administrar e legislar para São José de Ribamar.
Não é Luis Fernando? Você é pago pelos nossos impostos. Sim. Com os recursos (transferências) que recebem do Governo Federal, Estadual e nossas contribuições de impostos municipais. Que digam de passagem é bastante volumoso. Em breve divagarei o montante.
Há só para lembra ao Prefeito, que a Av. Cel. Goulart (aquela ao lado do Jardim da Paz) e perto da minha residência, continua cheia de buracos e o barro que a prefeitura colocou lá,ficou pior.E para falar a verdade. Que vergonha.Hem! Colocaram barro e foram comemoram a volta de Roseana. Queremos nossa Avenida asfaltada agora Prefeito.
E recebemos também, solicitações para a melhorias do acesso na Estrada de Boa Viagem. Quando vão melhorar lá. Avise ai a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar.
Correções feita nesta data de postagem...21.04.09

domingo, 12 de abril de 2009

PRECISAMOS DENUNCIAR O GOVERNO ILEGÍTIMO

DO COLUNAÇO DO PÊTA 12/04/09 - JORNAL PEQUENO ONLINE WWW.JORNALPEQUENO.COM.BR
O momento é de falar sério!!! O objetivo da edição de hoje do Jornal Pequeno é tentar chamar a atenção das pessoas que têm responsabilidade com o Maranhão para um fato crucial: a senadora Roseana Sarney não pode assumir o governo do Estado caso se confirme a cassação de Jackson Lago!!! Se renunciar ao mandato de senadora para tomar posse no Palácio dos Leões, correrá o sério risco de ser cassada, porque cometeu um crime eleitoral e confessou esse crime!!! Está tudo comprovado na ação movida pelo ex-candidato a governador Aderson Lago, uma ação que a filha do Sarney, agora, está tentando protelar no próprio Tribunal Superior Eleitoral!!! Esse é um assunto que faz o presidente do Senado e sua filha ‘tremerem na base’..., tanto, que seus veículos de comunicação nem tocam nele, como a dizer: “deixa quieto, que isso é ‘batom na cueca’.., no caso, na sunga”!!!

Essa ação, no entanto, só será julgada pelo TSE de Eros Grau & Cia se esses maranhenses ‘se levantarem’ para escandalizá-lo nacionalmente!!! Se conseguirem chamar a atenção da imprensa nacional, que conhece o processo apenas ‘por alto’..., não está a par dos detalhes dessa ação que não precisa nem de testemunhas para condenar Roseana, pois o seu crime eleitoral está confessado em sua prestação de contas da campanha de 2006!!! E com a chamada ‘grande imprensa’ no ‘calcanhar’ de Sarney, isso não será tarefa difícil!!!

É inacreditável que as pessoas que lutam por um Maranhão melhor, mais justo socialmente aceitem, ‘numa boa’, que Roseana Sarney venha assumir o governo com um ‘baita’ crime eleitoral nas costas!!! Não!!! É preciso resistir, é preciso escandalizar nacionalmente o que está prestes a acontecer por aqui!!! É preciso desmoralizar essa figura nefasta do vice-procurador da República, Francisco Xavier, responsável por um parecer escandaloso em favor da filha do presidente do Senado!!! É preciso escandalizar nacionalmente os trâmites inacreditáveis e nojentos que essa ação está tendo no TSE, sob o comando do ministro Eros Grau!!!

Está mais do que na hora dessa providência ser tomada, através das lideranças verdadeiramente interessadas em mudar os rumos do Maranhão, como José Reinaldo Tavares, Edson Vidigal, João Castelo, Roberto Rocha, Domingos Dutra e todos aqueles que integraram a Frente de Libertação!!! Rumem para Brasília, já, convoquem uma grande entrevista coletiva com a imprensa nacional e denunciem, denunciem para o Brasil inteiro que o nosso estado está prestes a ser comandado por uma senadora que cometeu e confessou um crime eleitoral..., e denunciem para a ‘grande imprensa’ que essa senadora, ré-confesso de um delito eleitoral, está sendo protegida pela Procuradoria da República e pelo TSE por ser filha do presidente do Senado!!!

Ou fazem isso ou perderão a grande oportunidade de mudar o rumo dos acontecimentos!!! Pode até parecer, mas Sarney não é nenhum ‘pode tudo’!!! É inacreditável como consegue aterrorizar todo mundo, quando, na verdade, quem tem que estar aterrorizado é ele, com o Senado cheio de escândalos, a filha na dúvida se renuncia ou não o mandato, porque sabe que existe um risco real (desde que a imprensa nacional ‘compre’ o caso’), e o filho sentindo o ‘cheiro da cadeia’!!! Mesmo assim, o ‘Coronel de Curupu’ consegue amedrontar e anestesiar todo mundo, a ponto de imobilizar as principais lideranças desse estado!!! De Jackson Lago e do PDT, com a rara exceção do deputado Julião Amin, nem se fala, pois, ao que parece, estão tão somente interessados em salvar o mandato do governador!!! Caso não consigam, não estamos vendo neles nenhum movimento no sentido de tentar impedir a volta do sarneisismo!!!

sábado, 11 de abril de 2009

Se assumir governo, Roseana corre risco de ser cassada e perder mandato de senadora



DEU NO JORNAL PEQUENO :

12 de abril de 2009
Ao contrário de todos os outros veículos da imprensa maranhense, o Jornal Pequeno é o único que aponta um fato inquestionável: na hipótese de ser confirmada a cassação do governador Jackson Lago, a posse de Roseana Sarney poderá ser evitada com a realização de novas eleições. Em um de seus editoriais, o JP mostra, de forma firme e contundente, que o que de fato está em jogo no Maranhão não é apenas a defesa do mandato do governador Jackson Lago. É algo muito mais grave: a luta para evitar que o grupo Sarney volte ao poder e eternize suas mazelas contra o povo maranhense.
Sob o título "Duas lutas, duas histórias", o editorial adverte que setores-chave do Governo parecem demonstrar interesse apenas em evitar a cassação do mandato de Jackson Lago, pouco se lhes importando o inferno que o Maranhão possa viver com o retorno da trupe sarneisista ao poder.
Roseana cometeu um grave crime eleitoral, que aguarda o veredito da Justiça. O editorial do JP clama contra a impunidade, rememorando os fatos: na campanha de 2006, candidato a governador, o então deputado Aderson Lago ingressou com uma ação por abuso de poder econômico contra Roseana Sarney. A coligação formada pelo PTC, PTdoB e PSL não tinha candidato a governador ou a senador, mas um desses partidos, o PSL, disputava a Presidência da República, com a candidatura de Luciano Piva. A lei proibia que o PFL de Roseana, coligado nacionalmente com o PSDB, produzisse impressos dela regionalmente, junto com os candidatos desta coligação, exatamente porque um dos partidos disputava, nacionalmente, uma eleição majoritária.
Ao custo de R$ 168 mil, Roseana Sarney comprou a coligação e produziu cartazes de seus candidatos a deputados federais e estaduais, trazendo em destaque, ao pé dos impressos, a foto da própria Roseana. Aderson juntou tudo isso e entrou com a ação na Justiça. Notificada, a senadora alegou não ter conhecimento de nada, mas na prestação de contas da campanha declarou a doação de R$ 168 mil à coligação PTB, PTdoB, PSL. Pior: a coligação, em sua prestação de contas, também reconhece ter recebido a doação.
Esta ação, que não exige sequer prova testemunhal, documental ou de outra natureza, já que Roseana Sarney é ré confessa no processo, tem apenas 300 páginas. Assim mesmo, aguarda há quatro meses a emissão de um parecer do Procurador Geral da República. O processo de cassação de Jackson Lago, um calhamaço de 15 mil páginas, só precisou de 15 dias para emissão de parecer do mesmo Procurador. Em tempo: os dois processos têm como relator o apavorante ministro Eros Grau.
Com o editorial, o Jornal Pequeno reconhece o empenho, a dedicação diária, a vontade política da coligação de Roseana em apressar a tramitação do processo de cassação de Jackson Lago. Mas denuncia também uma certa apatia, uma preguiça didática, uma total falta de empenho e incontestável cansaço mental desses setores do Governo em defender o Maranhão.
Vale a pena refletir sobre esta necessária advertência do JP, em seu editorial: "O governador Jackson Lago está no direito de envidar todos os esforços possíveis em defesa do próprio mandato. Mas, antes disso, sua obrigação de democrata, socialista e líder popular é defender o Estado da ameaça sarneisista, empenhando-se de todas as formas para, mesmo que venha a ser cassado, evitar o mal maior: o retorno de José Sarney".

PROSELETISMO RIBAMARENSE



SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA
Fico muito contente com as inúmeras obras inauguradas pela prefeitura de São José de Ribamar, De VERDADE.
Não sou partidário do Atual Prefeito Luís Fernando (DEM), mas acredito em sua capacidade política administrativa, baseado nisso, acredito, não ser preciso fazer PROSELETISMO POLÍTICO, com situação da Estrada de Ribamar (MA-201).
Vi na quarta-feira passada aqui na entrada do Socorrão, (Estrada de Ribamar) uma articulação nesse sentido quando o prefeito colocava quase toda administração a disposição da Sociedade: sua equipe de trabalhadores da Secretária de obras, de transito, secretários e vereadores do Município, lideranças e populares saudando a prefeitura que tapava com pedras, os buracos ali existentes há anos e que são recuperados semestralmente.

Alias esse mesmo trabalho que a Prefeitura fez na quarta-feira os Moradores da redondeza fizeram o mesmo uma semana atrás e sem esse aparato todo. Colocaram pedras também. A diferença “acho” é que em Ribamar deve ter tido licitação para toda essa operação realizada. Iguais só as faixas de aplausos e criticas ao Governo Estadual. Sei que essa obra é de responsabilidade Estadual, que já fizeram inúmeros reparos (tapa buracos) também. Valeu Prefeito, continua melhor, mais não resolveu. Será que ROSEANA ira Fazer, Espero.
Espero Também, que dentro do programa municipal de pavimentação e urbanização de ruas e avenidas da cidade, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (DEM), não esqueça a Av. Cel. Goulart. (RUA Paralela ao Cemitério Jardim da Paz) que é só cratera e buracos, provocando grandes transtornos aos transuentes da localidade e obrigando nós moradores da Área a guardar nossos veículos fora de casa nas proximidades, além de aumentar os prejuízos com oficinas.

Valeu Beco Sete e do Beco do Cara Branca que receberam infra-estruturas,calçadas, meio-fio e galerias para drenagem das águas pluviais, esperamos que dure bastante. Prefeito Luís Fernando mostre que é um político sério e que cumpre os compromissos. Realize as obras de sua Cidade, você foi eleito pra isso. Quero estar na inauguração da Avenida citada acima, antes que vá pro Governo Roseana. me prove se for capaz.
Há façam chegar a Luis essa postagem.não é difícil Né!.
Prof. Josivaldo Corrêa.

Marx é um humanista?

Por: Frank Svensson


Depende do que se atribua a esse multivalente vocábulo. Se por humanismo se entender visão de mundo que nega pontos de vista naturais, soberania de vida espiritual sobre a matéria, Marx é opositor ferrenho. Interpreta que os mais elevados anseios ligam-se à base natural e à terrena infra-estrutura social. Ao se entender humanismo como pensamento que cria o homem-objeto-gladiador oposto às tentativas de degradá-lo por outros obje-tivos, é Marx um genuíno humanista. Avalia in O Capital o que é humano:
...forma social superior, tendo por princípio fundamental o desenvolvimento livre e integral de cada indivíduo... (Marx, Karl: O Capital . Civilização Brasileira, Rio livro I p. 688)).
Pode-se encontrar expressões semelhantes de avaliações suas, mas esta se basta. Valor positivo é pleno desenvolvimento de riquezas humanas. Negativo é o que limita e compartimenta o livre crescimento das aptidões. Marx parte do ideal humanitário. Um ou outro quiçá se surpreenda num empedernido materialismo que suponha o interesse aferido na questão do estômago. Em realidade, há o raciocínio clássico calcado no idealismo alemão, oriundo da ética aristotélica.
Aristóteles objetivou melhor desenvolver aptidões da natureza humana. Nessa plenitude residia a verdadeira felicidade. Seu tipo ético ideal é o senhor amplamente culto, afeito a encargos práticos, receptivo a valores estéticos e familiarizado com o mundo do pensamento teórico.
Para o neo-humanismo e o romantismo alemão o ideal ganha forma: não era implantar novo modelo genérico. Era maximizar a individualidade singular. Sua concepção de vida, no entanto, era aristocrata, ligava-se a uma perspectiva de classe historicamente dada. Aristóteles voltava-se a atenienses bem situados, não dedicando seu pensamento a escravos ou massa de marinheiros, camponeses, artesãos. Nos tempos modernos os pregadores do livre humanismo focam grupos detentores de privilégios de boa formação e bom nível de vida.
O humanismo de Marx é radicalmente democrático. Se argumenta em favor de pleno e livre desenvolvimento individual pensa no segmento social econômico de modo espiritual despojado. Descreve as condições reinantes e denuncia as forças que decepam e deturpam a individualidade do trabalhador. Indigna-se violentamente à luz da formação humanista.
Pode-se desperceber seu motivo, porque Marx (por princípio) recusa revestir seus pensamentos com a retórica professoral idealista. Segue Hegel: a filosofia deve evitar parecer edificante. Se parecer um cínico realista - assim tem sido apresentado por escritores queixosos de sua falta de sentimentos favoráveis a valores éticos - é porque a não-atenção deles ao ofendido idealismo baseia os irados e obstinados ataques.
O novo homem
O proletário, o destituído trabalhador assalariado, traz curiosa dubiedade à historia da filosofia de Marx. É indefesa vítima da desumana ordem social que lhe explora a força de trabalho, a fim de criar contínuo acréscimo de lucros. Sua posição é anômala para quem esposa a idéia do livre desenvolvimento humano. Justamente por indigência e alienação predispõe favoravelmente o novo e desenvolto tipo humano. Melhor se entenda com Marx e Engels, n' O manifesto comunista de 1848, que Marx reconhece expressão de suas intenções.
Descrevem o proletário como um apartado da sociedade burguesa, destituído dos privilégios que são o conteúdo da vida desta, que tem ação social, enquanto o proletário fica de fora; nada mais é que um elementar humano. Não respeita os valores oficiais da burguesia, seus conceitos de religião, moral e patriotismo. Para o proletário são somente preconceitos burgueses, por traz dos quais ocultam seus interesses.
A classe dominante o excluiu de participar dos recursos materiais e das tradições espirituais com a sensatez de analisar as coisas com clareza. Liberto de herdada bagagem conceitual, o proletário detém a capacidade de edificar nova cultura em nova ordem social.
Marx praticamente não encontrou o trabalhador destituído de tradição e ilusões nos crescentes distritos industriais da Europa. Esta é uma construção literária que não tem origem em Manchester ou Lyon, mas em radicais filósofos culturais. Quando no Manifesto se permite ao proletário sem tradições ver sob o olhar do estranho a civilização burguesa, torna-se-o representante do homem natural, sem mensagem no mundo sobrecarregado de tradições. Nele Marx deposita esperanças de futuro, ao desmoronar a última forma de domínio classista. Não foi o único a acreditar na evolução dos trabalhadores. A filosofia social de Comte propõe que se construa uma sociedade cientifica-mente organizada. Os sonhos da época das revoluções pertenciam (Comte) a uma metafísica pré-científica, assim como fantasias de reacionários à restauração do antigo regime e a abstratos ideais de liberdade dos liberais. Era questão candente da época:
Como o crescente operariado poderia melhor ser inserido na sociedade industrial que se configurava? A resposta rezava: Tornando-o participante nos resultados da moderna ciência e na forma de pensar que fundamenta suas grandes conquistas. Assim se faz contraponto à tendência de românticas aventuras que resultariam em negativas surpresas.
Quando as abstrações da filosofia iluminista atingiram os moradores dos subúrbios, alastraram-se incêndios revolucionários. Quando os sóbrios métodos de laboratórios e oficinas influíram sobre o pensamento das massas, elas aprenderam a distinguir entre bem intencionadas reformas e projetos futuristas vagos. A crise social passa a poder ser resolvida, em época de maior organicidade social.
Comte e Marx partem da alienação dos trabalhadores na sociedade estabelecida. O que os diferencia é: a) Comte quer superar o antagonismo de classes apoiado na científica engenharia social e na planejada formação popular de princípios positivistas; b) Marx quer tornar os trabalhadores conscientes da sua condição de educarem-se para a sociedade que sucederá a burguesa. Só aí se realizará o sonho humanista de desenvolvimento democrático pleno.
*Frank Svensson, professor aposentado da Universidade de Brasília, membro do CC do PCB.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

UNIDADE CLASSISTA

UNIDADE PARA AVANÇAR NA LUTA:
FORTALECER A INTERSINDICAL!
(Nota da Unidade Classista)




Em função da crise econômica mundial, as classes dominantes realizam uma violenta ofensiva contra os trabalhadores através de demissões em massa, rebaixamento dos salários, retirada de direitos e criminalização das lutas e dos movimentos sociais. No Brasil, a situação não é diferente: o governo Lula realiza a política da burguesia, colocando recursos públicos para salvar bancos e empresas privadas, enquanto as demissões ocorrem diariamente, mesmo naquelas empresas que receberam créditos do governo.
Diante dessa conjuntura, a Unidade Classista reafirma a necessidade da unidade dos trabalhadores e trabalhadoras, no sentido de construir uma alternativa global à ofensiva da burguesia, que tenha como eixo a centralidade do trabalho, a resistência contra as demissões e o rebaixamento dos salários e um programa alternativo capaz de colocar os trabalhadores em movimento, em busca de sua emancipação.

Nesse sentido, entendemos de fundamental importância neste momento o fortalecimento da Intersindical como instrumento de luta e organização da classe trabalhadora, no sentido de "defender os direitos e avançar rumo a novas conquistas", construindo um sindicalismo classista, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos.

Por esse motivo chamamos todos os companheiros que reivindicam a Intersindical à unidade. Uma unidade que resgate os princípios fundadores da Intersindical em 2006, quais sejam: uma coordenação aberta a todas as correntes que a reivindicam, com suas decisões sendo tomadas por consenso e que aponte ainda nesse momento não para a formação de uma central sindical, mas para o fortalecimento de um campo que aglutine o movimento sindical de luta, classista e combativo.

Achamos prematura e incorreta a fusão burocrática da Intersindical com a Conlutas. Entendemos que os companheiros da Conlutas estão no campo classista, tem disposição de luta e, por isso mesmo, valorizamos a unidade de ação com os companheiros. Mas temos divergência de fundo com relação à concepção de central, pois temos a centralidade do trabalho como norte de nossa ação. O processo de unidade do movimento operário deve passar inevitavelmente pela unidade de ação e não pode ser atropelado pelo voluntarismo, pelo imediatismo, por razões partidárias e, muito menos, pelo calendário eleitoral nacional.

É na unidade de ação que forjaremos as ferramentas para a futura unidade orgânica dos trabalhadores. É na unidade de ação que criaremos as condições para a realização, no momento oportuno, de um ENCLAT - Encontro Nacional da Classe Trabalhadora, que crie as condições para a criação de uma central unitária, classista e anti-capitalista.

São Paulo, abril de 2009