segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Plano Nacional de Formação tem prazo de encerrar dia 30 de janeiro.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Saiba como se cadastrar baixando o roteiro. Clique aqui para baixar.

Primeiro acesso à Plataforma Freire
Caso não possua cadastro ou possua através de outros programas ao Sistema de Segurança do Ministério da Educação

domingo, 10 de janeiro de 2010

Seletivo para professores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abrirá inscrições para o processo seletivo para a contratação temporária de professores, na capital e no interior, a fim de garantir o início do ano letivo 2010, no aguardo da homologação do Concurso Público já realizado

Inscrições abertas

Secretário de Educação afirma que contratação temporária é complemento para concurso

O secretário estadual de Educação, César Pires, garantiu, ontem (5), que o processo seletivo meritório para contratação temporária de professores não representa nenhuma ameaça ao concurso público realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, para o preenchimento de 5.320 vagas de docentes da rede estadual de ensino. “O cronograma do concurso está totalmente dentro dos prazos estabelecidos em edital e o que a Secretaria de Estado da Educação está fazendo agora é a seleção, por meio da avaliação de conhecimentos, de professores que irão complementar o quadro de pessoal, para atender a demanda da rede estadual e garantir o início das aulas do ano letivo de 2010 em 15 de março”, esclareceu César Pires.
O resultado das provas objetivas do concurso público já foi divulgado. Agora a Fundação Carlos Chagas está fazendo a análise de títulos e preparando a aplicação da prova prática a que serão submetidos os candidatos às vagas da educação especial, no próximo dia 17. A homologação do resultado final do concurso acontecerá no período de 11 a 19 de fevereiro e logo em seguida os aprovados serão convocados para a nomeação. “Quando forem convocados, os aprovados terão 30 dias de prazo para apresentar exames e documentos exigidos, e ainda poderão solicitar mais 30 dias para tomar posse, amparados por lei. Com o seletivo, vamos evitar atrasos no calendário escolar de 2010, e complementar o quadro de professores de toda a rede estadual”, acrescentou o secretário.
César Pires destaca que, ao contrário do que foi divulgado por um jornal local, o seletivo não trará nenhum prejuízo aos concursados e ainda oferecerá nova chance de emprego aos profissionais melhor capacitados. “O governo está rompendo com um processo histórico de escolha de professores temporários por indicação política ou pela simples análise de títulos. Desta vez, serão contratados os que comprovarem maior conhecimento e competência para dar aos nossos alunos um ensino de melhor qualidade”, enfatizou.
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e estarão abertas via internet a partir desta quarta-feira (6) e até dia 15 deste mês pelo site www.educacao.ma.gov.br/seletivo2010 . Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas que serão aplicadas em São Luís e nas 19 Unidades Regionais de Educação dia 31 de janeiro. A homologação do resultado está prevista para dia 6 de março e logo em seguida será feita a contratação dos aprovados.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SÃO JOSE RIBAMAR REALIZA CONFERÊNCIA DAS CIDADES


SÃO JOSE RIBAMAR REALIZA CONFERÊNCIA DAS CIDADES - DIA 07 DE JANEIRO DE 2010.

Para cumprir com o Cronograma da 4ª Conferência Nacional das Cidades, o município de São José de Ribamar, realiza neste dia 07de janeiro de 2010, sua conferencia municipal, o prefeito Luiz Fernando, convocou por decreto a conferencia que terá a participação dos segmentos do poder público e Sociedade Civil (movimentos sociais, trabalhadores e ONGs relacionadas a questão urbanas do município). Estará elegendo seu conselho municipal e elegendo delega do a 4 Conferencia Estadual do Maranhão.

4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES
•Lema : “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa
e Controle Social”.
•Tema : “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de
Desenvolvimento Urbano”.

O Conselho das Cidades apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política: “Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”, “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” “A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” e “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.

Estes temas são a base da pauta da 4ª Conferência das Cidades e resultam das discussões da 1ª Conferência, centrada em políticas setoriais como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano.
As questões em debate agora são ainda mais complexas e por isso exigirão maior parceria e engajamento das esferas federal, estadual e municipal e de toda a sociedade.
A discussão sobre os mencionados avanços e dificuldades nos permitirá uma profunda avaliação de nossas políticas públicas municipais, tarefa para qual o Ministério das Cidades e o Governo do Presidente Lula , o governo municipal de São José de Ribamar e toda a Sociedade civil organizada devem a colaborar para que as ações seja parte deste processo nacional de integração.
Josivaldo Correa.
Professor,geográfo,especialista em gestão de cidades_UEMA.
Sindicalista - (Sinproesemma).

QUÉM PAGA O NOVO PISO ,QUE ESTÁ EM VIGOR?

Feliz Ano Novo, muitas promessa e poucas ações, esperávamos muito de 2010, porém, já começamos com conflitos no Governo: MEC X AGU e Espera-se o STF decidir as ADIN da Lei 11.738/08. Os sindicatos e a categoria do magistério e têm muito a discutir e negociar. Direitos e conquistas devem ser mantidos e as ações conjunta das forças devem atuar para garantir o cumprimento da Lei do Piso.
Conclamamos a Unidade pela Base. Unidade Classista.MA.

O MEC divulga novo piso salarial do magistério: R$ 1.024,67 para a jornada de 40 horas.
O parecer da AGU (Advocacia Geral da União) sobre o índice de reajuste do piso salarial dos professores, em resposta a consulta feita pelo Ministério da Educação, tomou por base a diferença entre o valor efetivo do FUNDEB por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34). A diferença apurada é de 7,86%. Com isso, o piso da jornada de 40 horas para professores com nível médio passa dos R$ 950 atuais para R$ 1.024,67 a partir de janeiro de 2010.

MEC indica Piso de R$ 1.024,67 para 2010, mas se exime de ação de ilegalidade.

Durante o recesso de fim de ano, mais precisamente no dia 30 de dezembro, o Ministério da Educação divulgou parecer da Advocacia Geral da União, elaborado a pedido do próprio Ministério, que propõe reajustar o piso do magistério em 7,86%, com base nos R$ 950,00, passando o valor, em 2010, para R$ 1.024,67.

Primeiramente, é preciso esclarecer que o referido parecer não possui força normativa. Trata-se, apenas, de um posicionamento formal de um órgão do Poder Executivo Federal, que nem pode ser contestado judicialmente porque não possui efeito vinculante. Ou seja, o ônus de possível ilegalidade dessa interpretação recairá sobre quem a seguir, nesse caso, prefeitos e governadores.

VEJA A MATÉRIA NO SITE DO MEC:
Piso dos professores - Interpretação da AGU aponta R$ 1.024,67 a partir de janeiro
Quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 - 10:05
A Advocacia-Geral da União (AGU) respondeu nesta terça-feira, 29, consulta feita pelo Ministério da Educação sobre a interpretação do art. 5º da Lei nº 11.738/2008 que atrela o reajuste do piso nacional dos professores ao crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb. Em sua resposta, a AGU entende que a melhor interpretação do referido dispositivo é a que permite a utilização de um parâmetro efetivo para a identificação da variação do valor anual mínimo por aluno. Seguindo essa interpretação, o percentual de reajuste sugerido para o ano de 2010 é de 7,86%, referente à diferença dos valores mínimos por aluno aferidos nos anos de 2008 e 2009, consignados na Portaria Interministerial nº 1.027, de 19 de agosto de 2008, e na Portaria Interministerial nº 788, de 14 de agosto de 2009.
A aplicação do percentual eleva o piso de R$ 950,00 para R$ 1.024,67 para uma jornada de 40 horas semanais a partir de 1º de janeiro de 2010. Embora a interpretação da AGU não seja vinculante, esta será a recomendação do MEC aos entes federados que o consultarem sobre o tema.
O QUE DIZ A CNTE SOBRE A MATÉRIA.

Sobre o mérito da interpretação da AGU, a CNTE discorda por três razões:
1. Na nossa interpretação, o piso, em 2009, não era R$ 950,00, mas sim R$ 1.132,40. Portanto, é esse o valor a ser reajustado.
2. O art. 5º da Lei 11.738 vincula a atualização monetária do Piso ao custo aluno do Fundeb, que, pelo art. 15 da Lei 11.494, é feita com base na projeção para o ano seguinte e nunca de forma retroativa, como sugeriu a AGU. Nesse caso, aplicar-se-ia ao Piso, em 2010, o percentual de 18,3% (aprovado no Orçamento da União) e não 7,86%, que compreende a diferença dos valores per capita do Fundeb entre 2008 e 2009. Vale lembrar que, em agosto de 2009, o MEC publicou Portaria nº 788, diminuindo o custo aluno em 11,38%. Além de expor erro crasso da equipe econômica, pois em março de 2009 – época da publicação da Portaria Interministerial nº 221 que atualizou o Fundeb em 19,2% – os efeitos da crise mundial já podiam ser contabilizados, a nova Portaria também desconsiderou a forte retomada do crescimento econômico no segundo semestre. Não fosse isso, o percentual de reajuste se manteria em torno de 19,2%, o qual fora considerado pela CNTE para a atualização do Piso no ano passado e que, pela lógica da AGU, seria aplicado nesse ano. Mas será que seria mesmo?3. Caso persista o entendimento da AGU e a não vinculação de sua orientação, através de normativa da União (Decreto ou Portaria), não há dúvida que se inaugurará uma insegurança jurídica de proporções incalculáveis. Isso porque milhares de ações se proliferarão país afora contra prefeitos e governadores que praticarem o reajuste de 7,86% sobre R$ 950,00. Pior: nos lugares em que se praticou o Piso de R$ 1.132,40 haveria total descompasso com o suposto novo valor nacional de R$ 1.024,67. E devemos lembrar que as leis trabalhistas não permitem reduzir salários ou vencimento.

Para além dos fatos jurídicos que embasam a definição do valor do piso em 2009 e em 2010, é preciso registrar que a Lei 11.738, ao mesmo tempo em se apresentou como princípio de redenção para a valorização dos profissionais da educação, tem sido alvo de inúmeros ataques desde a sua aprovação pelo Congresso Nacional.
O que demonstra a intensidade de uma luta de classes nem sempre perceptível por todos e a fragilidade dos poderes constituídos do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) em garantir a primazia dos princípios constitucionais.

É lamentável que, após um ano e meio, não se saiba, consensualmente, qual o valor do piso do magistério público da educação básica. Da mesma forma, é lamentável que a Suprema Corte não tenha se posicionado sobre este e os outros dois assuntos pendentes de julgamento de mérito na ADI 4.167. Também é inconcebível que prefeitos e governadores, a partir de uma decisão controversa do STF, tenham interpretado a Lei ao bel prazer de suas conveniências. E, agora, mais uma interpretação inovadora e contestável da Lei – decorrente em grande parte dos efeitos da crise mundial e também pela não aprovação do PL 3.776, que visa vincular o reajuste do Piso ao INPC – poderá prejudicar ainda mais os trabalhadores em educação.
A CNTE estudará com sua assessoria jurídica e com as entidades filiadas, as melhores estratégias para enfrentar mais essa situação de afronta à Lei do piso. Sabemos que a luta é árdua, mas não desistiremos de viabilizar o tão merecido processo de valorização de nossa categoria, primordial para a elevação da qualidade da educação pública e para o desenvolvimento do país em benefício de toda a população.
Fonte: CNTE, 05/01/2010