domingo, 4 de outubro de 2009

PROGRAMA PARA VÊ E REFLETIR- PCB NA TV



(exibido em 1º de outubro de 2009)
Ivan Pinheiro:
O capitalismo é incapaz de resolver os problemas da humanidade. Os ricos ficam mais ricos; os pobres ficam mais pobres. O Estado usa dinheiro público para salvar capitalistas à beira da falência. Enquanto isso, faltam recursos para a educação e a saúde. Quem não pode pagar um plano de saúde, morre na fila do hospital.
O capitalismo é cruel e corrupto por natureza. Não há como humanizá-lo ou torná-lo ético. Os trabalhadores têm que se organizar para assumir o poder, construindo uma sociedade sem explorados nem exploradores: a sociedade socialista.

Edson Flores (Presidente do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul):

Os projetos de lei do governo Lula na questão do petróleo são insuficientes para suprir as necessidades dos trabalhadores e da maioria do povo brasileiro. No Congresso Nacional, majoritariamente corrupto, conservador e entreguista, estes projetos ainda podem piorar. Temos que lutar para que todas as nossas reservas de petróleo sejam destinadas a programas sociais, principalmente para educação e saúde.
Propomos uma campanha nacional pela convocação de um PLEBISCITO, para que o povo brasileiro decida soberanamente se quer a PETROBRÁS 100% ESTATAL E SE O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!

Ivan Pinheiro:
Para sair da crise, os países imperialistas precisam promover guerras e saquear a riqueza dos povos. Os Estados Unidos inventaram mentiras para invadir o Iraque e o Afeganistão. No Oriente Médio, armam Israel para expulsar os palestinos de suas terras e ameaçar a região. Na América Latina, ameaçam os povos que lutam por mudanças. Em Honduras, deram um golpe de Estado. Uma frota americana ronda nossos mares. A Colômbia, do fascista Uribe, é uma grande base militar ianque. Tudo isso para ameaçar a Venezuela, Cuba, Bolívia, inclusive o Brasil, de olho na Amazônia e no pré-sal.

Camila Curado (União da Juventude Comunista):
A União da Juventude Comunista propõe a criação de um movimento pela refundação da UNE, hoje descaracterizada e distante da grande maioria dos estudantes: um aparelho a serviço do governo, apoiando iniciativas que favorecem o ensino privado. A UNE hoje não dá força nem à luta em defesa da Petrobrás, sua grande marca num passado de glória.
A UJC luta por um ensino público de qualidade, pela Universidade Popular e pelos direitos do jovem trabalhador.
OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Mauro Iasi (Comitê Central PCB):
O Brasil é a oitava economia capitalista do mundo e parte integrante do sistema imperialista.
São de origem brasileira diversas multinacionais importantes, cujas práticas em nada se diferenciam das demais. O objetivo principal do Estado brasileiro é fazer do nosso país uma potência imperialista.
A burguesia brasileira, portanto, não tem contradição com o imperialismo nem interesse em reformas ou num projeto nacional-desenvolvimentista.
Cabe ao proletariado e seus aliados a tarefa de realizar as transformações necessárias para resolver seus problemas e pavimentar o caminho da construção do socialismo.

Ivan Pinheiro:
O PCB está realizando o seu XIV Congresso Nacional, na reconstrução revolucionária do Partido. Sepultando todas as ilusões de alianças com a burguesia, o PCB propõe a construção no Brasil de uma frente anticapitalista, que não se confunda com uma mera coligação eleitoral, e que coloque na ordem do dia a luta pelo socialismo. Na maturidade de seus 87 anos, o PCB resgata o melhor das tradições de sua história.
Viva o Partido Comunista Brasileiro!

Nenhum comentário: