sábado, 12 de julho de 2014

Belágua: não resta alternativa, senão ir à luta!

http://www.itevaldo.com/2014/02/belagua-nao-resta-alternativa-senao-ir-a-luta/

Belágua: não resta alternativa, senão ir à luta!

Escola de Belágua
por IVAN SOUSA*
Depois da veiculação das noticias sobre o casos na educação pública de Belágua, postadas no blog do jornalista Itevaldo Jr. (www.itevaldo.com) recebi, como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, várias ligações, todas oriundas do Secretário de Educação de Belágua, Marlon Frazão Xavier, convidando para uma reunião nesta quarta (12/02), em caráter de urgência.
Ontem (dia 11), o sobredito secretário divulgou anúncio na cidade, mandando os professores se apresentarem ao local de trabalho para dar início as aulas.
Vale lembrar que no início do ano o Sindicato requereu o calendário escolar, não tendo sido atendido o requerimento, até porque não existe nenhum planejamento sequer sobre o ano letivo de 2014.
Para se ter ideia da gravidade dos fatos, neste ano os professores não tiveram semana pedagógica, ou seja, querem que os professores comecem as aulas sem o mínimo de planejamento, objetivo e sem saber exatamente o que a atual gestão pretende fazer pela educação do município.
Por conta desses fatos, ontem nem mesmo os diretores abriram as escolas e mesmo que fossem abertas, nenhum professor ou professora iria para sala de aula, até mesmo porque ainda não foi garantido o aumento salarial devido, referente aos anos de 2013 e 2014, atraso que está apenas acumulando, penalizando professores, alunos e demais servidores da educação.
Ao todo são 16,29% de aumento de salário que os professores têm atrasado, além de outras garantias que não são observadas.
Claramente percebe-se que após a divulgação da matéria no blog e a repercussão do fato nas redes sociais o secretário decidiu convocar o início das aulas apenas para divulgar que o ano letivo iniciou, porém isso é apenas para que depois ele diga que os professores são os verdadeiros culpados, que não querem trabalhar.
Outra manobra que se percebe claramente: na maioria absoluta dos casos, os gestores provocam a decretação das greves dos professores, pois o que resta ao sindicato ante a subtração dos direitos dos sindicalizados, quando os administradores públicos se recusam a negociar, são intransigentes, intimidam, ameaçam e cortam até os vencimentos, em caso de paralisação?
Assim ocorreu na greve decretada no ano de 2012, quando a atual administração se recusou a negociar e ainda descontou, indevidamente dos salários dos professores, os dias da paralisação, quando a greve nem sequer foi declarada ilegal, sendo que o dinheiro até hoje não foi devolvido aos professores.
Desde outubro de 2013 até agora já foram três reuniões com a Administração Pública de Belágua, todas com a participação do Secretário de Educação e eles sempre deixam bem claro que não vão aumentar do salário dos professores.
Então, resta aos professores e cidadãos apenas lutar pelos direitos e fiscalizar o gestor para descobrir o que ele fez e faz com o dinheiro do FUNDEB.
Ivan Sousa é presidente do Sindicato dos Servidores de Belágua-MA.
Foto de uma escola no povoado São Raimundo em Belágua

Nenhum comentário: