Pesquisar este blog
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Deu no Jornal pequeno de Ontem
Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2009
Governador JACKSON LAGO e técnicos da MPX visitam Vila Nova Canaã, em PAÇO DO LUMIAR EM Companhia De BIA VENANCIO.
“Esta é uma mostra da conquista obtida pela organização dos moradores e também é fruto da responsabilidade social do empreendedor que chega em nossa comunidade”, ressaltou o presidente da União dos Moradores da antiga Vila Madureira, Zacarias Passos dos Santos, ontem pela manhã, durante visita técnica realizada pelo governador Jackson Lago e técnicos da MPX Energia à Vila Residencial Nova Canaã, conjunto com 100 unidades habitacionais construído pela empresa.
Foto: GILSON TEIXEIRA
Jackson , Bia Venâncio, gestores, técnicos da MPX e beneficiados caminham pelas ruas do residencial
O conjunto faz parte do programa de relocação de comunidades que ocupavam a área do empreendimento Usina Termelétrica Porto do Itaqui, na Vila Madureira. O residencial, localizado a 30 quilômetros de São Luís, no município de Paço do Lumiar, vai abrigar 96 famílias que antes viviam em casas de taipa, sem infra-estrutura e saneamento básico. Além das casas com três cômodos as famílias também receberão utensílios domésticos como fogão e geladeira.
“Essa é uma relação de responsabilidade social da MPX a partir do entendimento com os moradores. Vamos dar preferência para trazer para o Maranhão empresas que pretendam seguir esse caminho, da responsabilidade social”, disse o governador ao chegar ao local, onde foi recebido pelo diretor de Meio Ambiente e Novos Negócios da MPX, Paulo Monteiro; pela prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio; e pelo vice, Raimundo Filho.
O programa de relocação das famílias da Vila Madureira para a Vila Residencial Nova Canaã está sendo considerado um modelo de boa prática de sustentabilidade. O governo do estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, acompanhou todo o processo através da realização de audiências públicas, juntamente com a Prefeitura de Paço do Lumiar, Defensoria Pública Estadual e especialistas da MPX.
Segundo o secretário adjunto de Indústria e Comércio, Fernando Duailibe, a transferência de famílias para a Vila Nova Canaã representa, além da melhoria da qualidade de vida das populações, a garantia de sustentação econômica de programas dessa natureza.
Conforme explicou o técnico da MPX, Paulo Monteiro, além das casas, as famílias vão contar com uma área para desenvolvimento de projetos agrícolas, individualmente ou de forma coletiva em área de maior dimensão.
O residencial contará ainda com equipamentos como escolas, com cinco salas de aulas, posto de saúde, assistido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, áreas de lazer como quadra de esportes, praças, e outros. Durante os três próximos anos, as famílias serão acompanhadas por técnicos da MPX.
“Nessa primeira visita técnica estamos mostrando ao governador Jackson Lago as primeiras 40 unidades habitacionais já concluídas. Ainda faltam 60 unidades. Todas as famílias receberão o título de propriedade de suas casas. Em relação à produção dessas famílias, vamos contar com técnicos agrícolas para acompanhar o trabalho dos produtores rurais. A responsabilidade social é uma vocação de nossa empresa”, complementou Paulo Monteiro.
Quem é a MPX
A MPX Engenharia, empresa do Grupo EBX, investirá R$ 1,4 bilhão na construção da Usina Termelétrica Porto do Itaqui, em São Luís. O início de operação é previsto para 2012. A usina vai funcionar à base de carvão mineral, usando a mais moderna tecnologia de controle de emissão de poluentes utilizada na Europa, denominada de tecnologia do carvão limpo (clean coal technology).
A construção da termelétrica envolve a criação de empregos, capacitação de mão-de-obra local e aquecimento do mercado com geração de renda e qualidade de vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário