sábado, 10 de setembro de 2011

Festejo de São José de Ribamar começa nesta sexta

FESTAS E ESPERANÇAS.

Desde ontem (sexta-feira) 09, teve inicio as comemorações festivas de São José de Ribamar, hoje é (sábado) 10 é dia de Romaria. Um trajeto de fé e prova da comunhão com Deus e com a esperança de promessas e de agradecimento por milagres e benções adquiridas.

Como filho da Terra (ribamarense) não podia deixar de dizer do orgulho que sinto de ser nativo daqui. Nascer em São José de Ribamar foi uma dádiva para mim, sei das adversidades que passam os filhos dos caiçaras, como filho de pescador e costureira pobres, porém com uma orientação religiosa definida, sempre acreditei nos milagres do santo e na fé do povo maranhense. Aqui tive que fazer opções entre pescar, ser militar, ser jogador e estudar.

Escolhi ser profissional na educação, sou professor por convicção. As belezas naturais da minha terra me estimularam á Ciência Geográfica, que me levaram a compreender a gestão de cidade, do povo e da sua sustentabilidade.

Cada ano que passa sempre presencio a festa de São José de Ribamar, neste momento sacro e devotado de crença e nela observo a crença de nosso povo onde as esperança são renovada e por isso renovo também as minhas expectativas de mudança no destino de nossa cidade. Tenho fé no povo e deposito sempre as esperanças na coletividade e na força do Santo Milagroso São José de Ribamar.
Boas festas e que nossas esperanças sejam concretizadas.



-Data de Publicação: 8 de setembro de 2011 às 14:01
Fonte: Portal do Maranhão
Começa amanhã, dia 9, um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão. Com o tema São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, os padres Cláudio Roberto Cruz e Gutemberg Feitosa divulgaram ontem a programação da celebração e o anúncio oficial da paróquia como Santuário Arquidiocesano de São José de Ribamar. Durante a manhã, dezenas de devotos se reuniram para a habitual lavagem da igreja, para a acolhida dos peregrinos e visitantes.

A cidade balneária de São José de Ribamar deve receber, de 9 a 19 deste mês, aproximadamente 500 mil pessoas, conforme estimativa da organização do festejo, que leva o nome do santo padroeiro do Maranhão.

O início das comemorações se dará às 5h de amanhã, com alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Moropóia. Às 19h, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário, celebra a Santa Missa e novena. O festejo será finalizado com a Santa Missa às 17h de segunda-feira, dia 19, celebrada pelos padres Cláudio Roberto e Gutemberg Feitosa. Além da programação religiosa, haverá também a apresentação de artistas religiosos todos os dias na concha acústica da Praça da Igreja Matriz.

Santuário - Um dos momentos mais aguardados do festejo deste ano é o anúncio oficial da paróquia como Santuário Arquidiocesano de São José de Ribamar. Para o padre Cláudio Roberto, entre as mudanças, o peregrino não precisará mais de uma autorização por escrito da Arquidiocese de São Luís para receber a bênção.

"Embora o tratamento dos fiéis e de muitos religiosos já fosse de Santuário, o anúncio oficial é a realização de um desejo antigo de todos os devotos do santo. O que faltava era somente a elaboração de um estatuto contendo a natureza e finalidade pastoral do santuário e as funções de sua direção. Este estatuto já está com dom Belisário e ele é quem fará o anúncio durante a Santa Missa e a novena", explicou o padre Cláudio Roberto.

Lavagem da Igreja Matriz - Um momento de demonstração da devoção dos fiéis acontece antes do início do festejo. A lavagem da Igreja é vista pelos religiosos como um dos maiores atos de fé, por ter o sentido de acolhida a quem visita o santuário. "Muitos deles prestam esse serviço como agradecimento ao santo. É como se estivessem mostrando ao pai adotivo de Nosso Senhor o prazer que eles têm em receber os peregrinos", acrescentou o padre Gutemberg Feitosa.

A autônoma Eunice Marinho, de 55 anos, não sabia que o dia da lavagem seria ontem, mas mesmo assim participou da atividade. Ela foi à Igreja Matriz para comunicar ao santo sobre uma viagem que fará na próxima semana e, quando viu a lavagem, pegou um pano e perguntou como poderia ajudar. "Eu não viajo sem comunicar a São José e, como vi todo mundo lavando o salão da igreja, resolvi participar também", disse a autônoma.
A coroinha da paróquia Alciane Azevedo, de 14 anos, também participava da lavagem pela primeira vez e resumiu o sentido da atividade na fé pelo santo. "É a hora de agradecer a São José por todas as graças alcançadas", enfatizou.

O professor Luiz Carlos Diniz tem 35 anos e já se considera um veterano na lavagem da igreja. Ele nem lembra a primeira vez em que participou e também é assíduo participante de todo o festejo. "Eu venho em todas as missas desde o início do festejo, porque é nessa hora que nós, devotos, agradecemos por tudo o que ele nos proporciona, como as graças alcançadas e as diversas portas espirituais abertas", frisou.
Romaria

Outro ponto alto do Festejo de São José de Ribamar é a Santa Missa de Envio da Romaria, que acontece no sábado, dia 10. A concentração será na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e a missa campal celebrada às 18h30. A animação litúrgica será feita pelo ministério da mesma igreja. A chegada à cidade balneária este prevista para 23h30.

O padre Cláudio Roberto enfatizou o caráter religioso da comemoração e avisou aos romeiros que não será permitida a participação de pessoas ingerindo bebida alcoólica ou com carros de som. "Em razão da dificuldade de fiscalizar, pedimos aos participantes que respeitem a celebração. Ela ocorre em devoção a um santo e não podemos aceitar que queiram torná-la uma festa comum", finalizou o padre.

Nenhum comentário: