quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

700 MIL EM ROMA, PROTESTOS CRESCEM EM ITÁLIA




À medida que a crise económica e social se agrava, cresce a contestação social às políticas de direita do governo de Silvio Berlusconi.

Cerca de 700 mil trabalhadores italianos desfilaram, dia 13 em Roma, sob a palavra de ordem «Unidos contra a crise». A grande manifestação convocada pela CGIL, a maior central sindical do país, juntou funcionários públicos, em greve nacional nesse dia, e o sector da metalomecânica, designadamente da indústria automóvel abalada por uma das maiores crises de sempre.
Ao protesto juntaram-se estudantes universitários, médicos, desempregados, a generalidade dos partidos da oposição e ainda alguns representantes do Partido Democrático (PD), embora o seu líder, Walter Veltroni, se tenha limitado a manifestar solidariedade.
Na véspera, vários milhares de manifestantes convocados pelo PD haviam condenado as intenções do governo de proceder a uma revisão da Constituição. Na semana anterior, Berlusconi afirmara que o Texto aprovado em 1947 havia sido escrito há muitos anos sob a influência do fim de uma ditadura e de forças ideológicas que tomaram por modelo a constituição soviética.

MISÉRIA ALASTRA

Porém, ao longo das mais de oito horas que durou a manifestação de sexta-feira, 13, foram as consequências sociais devastadoras da crise económica que estiveram no centro dos protestos e dos discursos.
A rápida deterioração das condições de vida dos italianos é reflectida pelos números do Instituto Nacional de Estatística (ISTAT): 5,3 por cento da população tem dificuldades em comprar alimentação; 11 por cento não tem capacidade para fazer face a despesas em caso de doença; 17 por cento não pode comprar vestuário, 8,8 por cento tem pagamentos em atraso; 3,7 por cento está em risco de perder a habitação por incumprimento das prestações.
Os números da economia também não são animadores. O ano que terminou ficou marcado pela maior recessão dos últimos 20 anos. No quarto trimestre, a economia retrocedeu -1,2 por cento em relação ao trimestre anterior, elevando a quebra anual para -2,6 por cento. A produção industrial caiu -2,5 por cento em Dezembro.
Na fábrica do grupo Fiat de Pomigliano d'Arco, nos arredores de Nápoles, desde Setembro que os operários estão em situação de «desemprego técnico». Na prática, a unidade que fabrica os potentes Alfa Romeo, tem grande parte da laboração suspensa e impõe a paragem forçada ao efectivo, reduzindo para cerca de 60 por cento os respectivos salários.
A contrastar com o cenário de depressão económica que afecta a generalidade dos sectores, algumas prestigiadas marcas de luxo continuam a progredir. No passado dia 10, o construtor de super-carros Ferrari, revelou ter registado em 2008 uma facturação recorde com a venda de 6587 veículos. De igual forma, o estaleiro naval Modelart di Itri não tem falta de encomendas para os grandes iates com mais de 50 metros, nos quais concentra agora a sua actividade, já que as embarcações pequenas não encontram comprador.
Recusando ser as grandes vítimas da crise, os trabalhadores italianos voltam à rua no próximo dia 4 de Abril, desta vez para encher o Circo Máximo de Roma.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Exposição de Antônio Miranda sobre Carmem Miranda .


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Para homenagear o centenário de nascimento da cantora Carmem Miranda, o pesquisador Antônio Miranda inaugurou sábado (7), às 18h, no Centro de Cultura do município de São José de Ribamar, a exposição “100 anos do nascimento de Carmem Miranda”.
A mostra, que ficará aberta até o dia 28 e tem o apoio da administração do prefeito Luís Fernando Silva, reúne uma coletânea de CDs e DVDs, documentários, livros, revistas, bonecas trajadas no estilo baiano, fotos históricas e quadros pintados pelo pesquisador retratando a artista.
De acordo Antônio Miranda, o material da exposição foi reunido durante mais de um ano e mostra as diversas fases da vida da cantora, desde o nascimento – no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canavezes Várzea da Ovelha, na província do Porto, em Portugal – passando por sua estreia no mundo da música, sua consagração no Brasil e nos Estados Unidos, até sua morte, ocorrida dia 5 de agosto de 1955, vítima de infarto cardíaco.
Além de estrela internacional da música, a artista também estrelou cinco filmes no Brasil e 14 nos Estados Unidos. Carmem Miranda foi estrela das principias companhias cinematográficas norteamericanas e ficou conhecida no Brasil como a “Pequena Notável”, denominação que lhe foi dada pelo radialista César Ladeira, que trabalhava na rádio Mayrink Veiga.
Um dos destaques da exposição, segundo Antônio Miranda, são as 197 fotos históricas, que mostram cenas de vários momentos da vida da artista, inclusive do pouco tempo em que morou em Portugal, sua terra natal.
Postagem de J.Nunes -(98) 8865-3236 jnunespsh@ig.com.br - jnunespsh@ig.com.br

Deu no Jornal pequeno de Ontem



Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2009

Governador JACKSON LAGO e técnicos da MPX visitam Vila Nova Canaã, em PAÇO DO LUMIAR EM Companhia De BIA VENANCIO.
“Esta é uma mostra da conquista obtida pela organização dos moradores e também é fruto da responsabilidade social do empreendedor que chega em nossa comunidade”, ressaltou o presidente da União dos Moradores da antiga Vila Madureira, Zacarias Passos dos Santos, ontem pela manhã, durante visita técnica realizada pelo governador Jackson Lago e técnicos da MPX Energia à Vila Residencial Nova Canaã, conjunto com 100 unidades habitacionais construído pela empresa.
Foto: GILSON TEIXEIRA
Jackson , Bia Venâncio, gestores, técnicos da MPX e beneficiados caminham pelas ruas do residencial
O conjunto faz parte do programa de relocação de comunidades que ocupavam a área do empreendimento Usina Termelétrica Porto do Itaqui, na Vila Madureira. O residencial, localizado a 30 quilômetros de São Luís, no município de Paço do Lumiar, vai abrigar 96 famílias que antes viviam em casas de taipa, sem infra-estrutura e saneamento básico. Além das casas com três cômodos as famílias também receberão utensílios domésticos como fogão e geladeira.
“Essa é uma relação de responsabilidade social da MPX a partir do entendimento com os moradores. Vamos dar preferência para trazer para o Maranhão empresas que pretendam seguir esse caminho, da responsabilidade social”, disse o governador ao chegar ao local, onde foi recebido pelo diretor de Meio Ambiente e Novos Negócios da MPX, Paulo Monteiro; pela prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio; e pelo vice, Raimundo Filho.
O programa de relocação das famílias da Vila Madureira para a Vila Residencial Nova Canaã está sendo considerado um modelo de boa prática de sustentabilidade. O governo do estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, acompanhou todo o processo através da realização de audiências públicas, juntamente com a Prefeitura de Paço do Lumiar, Defensoria Pública Estadual e especialistas da MPX.
Segundo o secretário adjunto de Indústria e Comércio, Fernando Duailibe, a transferência de famílias para a Vila Nova Canaã representa, além da melhoria da qualidade de vida das populações, a garantia de sustentação econômica de programas dessa natureza.
Conforme explicou o técnico da MPX, Paulo Monteiro, além das casas, as famílias vão contar com uma área para desenvolvimento de projetos agrícolas, individualmente ou de forma coletiva em área de maior dimensão.
O residencial contará ainda com equipamentos como escolas, com cinco salas de aulas, posto de saúde, assistido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, áreas de lazer como quadra de esportes, praças, e outros. Durante os três próximos anos, as famílias serão acompanhadas por técnicos da MPX.
“Nessa primeira visita técnica estamos mostrando ao governador Jackson Lago as primeiras 40 unidades habitacionais já concluídas. Ainda faltam 60 unidades. Todas as famílias receberão o título de propriedade de suas casas. Em relação à produção dessas famílias, vamos contar com técnicos agrícolas para acompanhar o trabalho dos produtores rurais. A responsabilidade social é uma vocação de nossa empresa”, complementou Paulo Monteiro.
Quem é a MPX
A MPX Engenharia, empresa do Grupo EBX, investirá R$ 1,4 bilhão na construção da Usina Termelétrica Porto do Itaqui, em São Luís. O início de operação é previsto para 2012. A usina vai funcionar à base de carvão mineral, usando a mais moderna tecnologia de controle de emissão de poluentes utilizada na Europa, denominada de tecnologia do carvão limpo (clean coal technology).
A construção da termelétrica envolve a criação de empregos, capacitação de mão-de-obra local e aquecimento do mercado com geração de renda e qualidade de vida.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

José Sarney é novo presidente do Senado




SÓ PRA LEMBRAR.. IN+FELIMENTE É LEITO PRESIDENTE DO MA...DO BRASIL, DIGO DO SENADO.
DESCULPE HÁBITO DE PAIS PARA CHAMAR SEUS FILHOS, QUANDO SÃO MUITOS..




BRASÍLIA - José Sarney (PMDB-AP) é o novo presidente do Senado. Ele foi eleito por 49 votos contra 32 do senador Tião Viana (PT-AC) nesta segunda-feira (2), e vai substituir no cargo o senador pelo Rio Grande do Norte Garibaldi Alves, também do PMDB.


Aos 78 anos - faz 79 em abril -, Sarney vai comandar pela terceira vez o Senado - os mandatos anteriores foram entre 1995 e 1997 e entre 2003 e 2005. No cargo, Sarney vai administrar um contingente de 7,2 mil funcionários, entre efetivos e em cargo de confiança, e um orçamento anual de R$ 2,7 bilhões, superior ao da cidade de Porto Alegre.


A vitória de Sarney pode abalar a base aliada do governo. O senador rompeu um acordo entre o governo e o PMDB, que previa a troca de apoio nas eleições da Câmara e o Senado e que vinha da legislatura anterior.


Em 2007, o PMDB apoiou a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara em troca do apoio do partido na eleição de Garibaldi Alves (PMDB-RN) à presidência do Senado. Com a maior bancada na Câmara e no Senado, o partido resolveu não ceder a vaga pacificamente ao PT.


Neste domingo (1º), o ministro José Múcio (Relações Institucionais) relatou a preocupação do governo com a situação. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pedido “cautela” aos parlamentares aliados sobre o desenrolar da eleição, já que os partidos envolvidos na disputa tanto no Senado quanto na Câmara pertencem ao bloco de sustentação do governo

Presidentes da Câmara e do Senado serão escolhidos nesta segunda


JB Online


BRASÍLIA - Os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão escolhidos nesta segunda-feira - a partir das 10h.

A presidência da Câmara, é disputada pelos deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP), Ciro Nogueira (PP-PI) e Michel Temer (PMDB-SP). Já para o Senado concorrem José Sarney (PMDB-AP) e Tião Viana (PT-AC). Ao todo, são 513 deputados federais e 81 senadores que farão suas escolhas para as duas casas. Tanto a presidência da Câmara como do Senado Federal são os cargos mais cobiçados pelos parlamentares.


Atribuições

Entre as atribuições do presidente do Senado está a de convocar e presidir as sessões do Senado e do Congresso Nacional e definir a pauta de votações das duas Casas, entre outras funções. Já o presidente da Câmara, tem como principal competência definir a pauta de proposições a serem deliberadas pelo Plenário. Entre outras atribuições, ele também substitui o Presidente da República e integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional

Para 2009, o presidente da Câmara vai administrar um orçamento de R$ 3,2 bilhões. Para o presidente do Senado o orçamento é de R$ 2,7 bilhões para administrar.

09:06 - 02/02/2009

Prefeitura assina acordo para realização de concurso público



ATENÇÃO CONCURSEIROS DE RAPOSA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR E PAÇO DE LUMIAR,CONCURSO A VISTA
AQUI PERTO. POSTO ESSA INFORMAÇÃO PORQUE MUITOS AINDA NÃO TEM ACESSO A ELA.
COMECE A ESTUDAR AGORA.. VALEU ANONIMO...


Home » Edições » 2009 » Janeiro » Edição 22,867 » Geral
O titular da promotoria de Justiça de Raposa, Reinaldo Campos Castro Júnior, assinou ontem, 30, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito da cidade, Onacy Veira Carneiro, para garantir a realização de concurso público em todas as áreas da administração municipal. O ato de assinatura contou com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

De acordo com o promotor de Justiça, em 14 anos de emancipação política, apenas um concurso público foi realizado. Hoje, a maior parte do quadro funcional é formada por servidores contratados, ferindo o artigo 37 da Constituição Federal e abrindo precedente ao nepotismo. “Nepotismo não envolve apenas a contratação de parentes, mas qualquer tipo de favorecimento”, avaliou.

No TAC, a Prefeitura se compromete a realizar concurso público para preencher todas as vagas atualmente ocupadas por contratados, nomeando e empossando os aprovados conforme a ordem de classificação no seletivo. Pelo acordo, apenas os membros de Conselhos Tutelares e profissionais da saúde vinculados a programas federais, como o Programa de Saúde da Família não serão demitidos.

O prazo máximo para a realização do concurso é de 120 dias. Caso o acordo seja descumprido, o município de Raposa será multado em mil reais por dia de atraso e o prefeito poderá responder por improbidade administrativa. Todo o processo será fiscalizado pelo Ministério Público.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

FÓRUM SOCIAL TERMINA SEM CONCLUSÕES SOBRE CRISE



http://www.diariodopara.com.br/noticia
O Fórum Social Mundial foi encerrado hoje em Belém, no Pará, sem nenhum documento final com as conclusões do encontro ou qualquer sugestão a respeito da crise econômica mundial - exaustivamente debatida durante os sete dias do evento. Na assembléia geral, realizada ao ar livre, no fim da tarde, foram lidos documentos sobre um conjunto de 22 questões pontuais, variando da preservação da Amazônia aos problemas enfrentados por migrantes ao redor do mundo, da demarcação das terras indígenas a questão palestina e outros temas.
Mas, apesar da ausência de um documento global, os comentários dos organizadores e participantes ao final do evento tinham quase sempre dois pontos comuns. O primeiro é a idéia de que o fórum aponta na direção certa com seu lema "um outro mundo é possível", lema que a crise econômica mundial serviu para fortalecer. O segundo ponto é que o fórum precisa ampliar seu raio de ação, atraindo mais entidades da Ásia, do Leste Europeu, da África e de outras regiões do mundo. Neste ano, das 5.808 entidades participantes, 4.193 eram da América do Sul.
"Davos acabou. Nós somos o futuro", comentou Candido Grzybowski, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), referindo-se à pequena cidade suíça que abriga anualmente um fórum com a elite do pensamento capitalista mundial. "A crise global é a demonstração científica de que o sistema em vigor, o sistema de Davos, não é sustentável", ecoou a italiana Rafaella Bolini, outra integrante do conselho internacional e dirigente de uma ONG que atua na área de cultura. (AE)

Chuva atrapalha encerramento do Fórum Social Mundial
Uma forte chuva afastou boa parte dos participantes da última atividade do Fórum Social Mundial (FSM) de 2009, a Assembléia das Assembléias. Apesar da lama que cobria todo o chão, algumas centenas de pessoas se reuniram em frente ao palco principal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para ouvir as deliberações das 22 assembléias realizadas pela manhã.

O FSM não tem uma carta de princípios ou uma plenária para eleger prioridades após o fim do evento. Os diferentes movimentos sociais representados no megaevento apresentaram uma síntese dos principais assuntos discutidos e parte deles se comprometeu em transformar as reivindicações em mobilização.

As mulheres, por exemplo, pediram a segurança do emprego durante a crise e a legalização do aborto. Também não faltaram pedidos pela retirada das tropas israelenses do território Palestino. Já a plenária sobre crise mundial pediu que a Organização das Nações Unidas (ONU) seja a mediadora nas negociações da crise econômica.

Para Aldalice Otterloo, da Comissão Internacional do FSM, o saldo do Fórum de Belém é positivo. “Conseguimos aglutinar ações muito importantes nessa construção e trazer para o centro do debate discussões de minorias, como povos indígenas e quilombolas. A Amazônia realmente entra na pauta das discussões mundiais, porque os povos da região não vão mais deixar ninguém esquecer o que a agente está debatendo e propondo”.

Em 2010, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Griboviski, o FSM será descentralizado e ocorrerá nos moldes de como foi realizado em 2008, com manifestações distribuídas pelo mundo, sem uma base fixa. Já para 2011 o Fórum pode ter como sede a África ou o Oriente Médio. (Agência Brasil)

COLUNA OPINIÃO DO LEITOR RIBAMARENSE



QUE ESCREVER. ENTÃO VENHA...

ESTAMOS CONSTRUINDO JUNTAMENTE COM OS LEITORES UM ESPAÇO NO NOSSO BLOGUE PARA POSTAR UMA COLUNA DE OPINIÕES DOS LEITORES QUE GOSTAM DE MANISFESTAR SUAS OPINIÕES, DEIXEM QUE FAREMOS OS COMENTÁRIOS.FIQUEM A VONTADE PARA MANISFESTAR SUAS OPINIÕES, ESTABECEREMOS REGRAS E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS.
PARTICIPE
DIVULGUE SUAS IDEIAS,
DECLARE SEU AMOR A CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

OS EDITORES: TESTEMUNHO MUNICIPAL

EU VOLTEI!!!!!




Caros Amigos e Leitores do Testemunho Municipal, voltei estive sem internet por alguns dias, e sem tempo pra atualizar nosso Espaço de Dialogo. Espero que voltem a contribuir conosco esse espaço é uma construção coletiva para nossa Cidade.
Temos algumas matérias atrasadas sobre nosso município estaremos postando dentro em BREVE,
Bem - vindo a FOLIA São José de Ribamar.
Vamos sair da toca e escancarar nossas verdades e combate as inúmeras mentiras daqui.
Josivaldo Corrêa.

Resumo do Fórum Social Mundial



http://www.fsm2009amazonia.org.br/
O que é o Fórum Social Mundial?
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de outro mundo, mais solidário, democrático e justo.
As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).
O FSM tornou evidente a capacidade de mobilização que a sociedade civil pode adquirir quando se organiza a partir de novas formas de ação política, caracterizadas pela valorização da diversidade e da co-responsabilidade. O sucesso da primeira edição resultou na criação do Conselho Internacional que, em sua reunião de fundação, aprovou em 2001 uma Carta de Princípios, a fim de garantir a manutenção do FSM como espaço e processo permanentes para a busca e a construção de alternativas ao neoliberalismo. Hoje, são realizados fóruns sociais locais, regionais, nacionais e temáticos em todo o mundo, com base na Carta de Princípios. Em 2008, para marcar esse processo, foi realizado mundialmente no dia 26 de janeiro o Dia Global de Mobilização e Ação.
BALANÇO FINAL DO FSM 2009 AMAZÔNIA
O Fórum Social Mundial 2009, realizado pela primeira vez na Amazônia, em Belém do Pará, finaliza sua programação no dia 1º de fevereiro com um total de 133 mil participantes inscritos, de 142 países.
Solicitação de Tradutores Voluntários
O Grupo de Facilitação do FSM 2009 está disponibilizando alguns tradutores voluntários durante o Fórum. Se houver requerimento de tradutores nas línguas: Inglês, Espanhol, Francês e Português, por favor, enviar a demanda ao email: traducao@fsm2009amazonia.org.br.
FSM Amazônia integra a programação cultural com a cidade, no Cidade Folia, com ENTRADA FRANCA.
Grupos de diferentes estilos e de 4 países se apresentam em espetáculo de portões abertos a toda a cidade de Belém