domingo, 8 de fevereiro de 2009

Exposição de Antônio Miranda sobre Carmem Miranda .


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Para homenagear o centenário de nascimento da cantora Carmem Miranda, o pesquisador Antônio Miranda inaugurou sábado (7), às 18h, no Centro de Cultura do município de São José de Ribamar, a exposição “100 anos do nascimento de Carmem Miranda”.
A mostra, que ficará aberta até o dia 28 e tem o apoio da administração do prefeito Luís Fernando Silva, reúne uma coletânea de CDs e DVDs, documentários, livros, revistas, bonecas trajadas no estilo baiano, fotos históricas e quadros pintados pelo pesquisador retratando a artista.
De acordo Antônio Miranda, o material da exposição foi reunido durante mais de um ano e mostra as diversas fases da vida da cantora, desde o nascimento – no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canavezes Várzea da Ovelha, na província do Porto, em Portugal – passando por sua estreia no mundo da música, sua consagração no Brasil e nos Estados Unidos, até sua morte, ocorrida dia 5 de agosto de 1955, vítima de infarto cardíaco.
Além de estrela internacional da música, a artista também estrelou cinco filmes no Brasil e 14 nos Estados Unidos. Carmem Miranda foi estrela das principias companhias cinematográficas norteamericanas e ficou conhecida no Brasil como a “Pequena Notável”, denominação que lhe foi dada pelo radialista César Ladeira, que trabalhava na rádio Mayrink Veiga.
Um dos destaques da exposição, segundo Antônio Miranda, são as 197 fotos históricas, que mostram cenas de vários momentos da vida da artista, inclusive do pouco tempo em que morou em Portugal, sua terra natal.
Postagem de J.Nunes -(98) 8865-3236 jnunespsh@ig.com.br - jnunespsh@ig.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito válida a iniciativa de Antônio Miranda em apresentar sua exposição sobre a "Pequena Notável",para os Ribamarenses.Espero que prestigiem a exposição do pesquisador,afinal de contas é mais um enriquecimento cultural para a nossa atualidade,sobre alguns costumes da época, no que se refere ao meio artístico.

Josivaldo Corrêa. disse...

Obrigado. Valeu mesmo. Antonio de Miranda é além de otimo artista, um legitimo finho da Terra.E de uma sensibilidade que lhe é peculiar.um pesquisador de requite.