quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PARABENS ANINDIBA, PARABÉNS PAÇO LUMIAR.



O Município de Paço do Lumiar, localizado dentro da Grande Ilha de Upaon Açú,
(São Luís), lugar onde foi instalada uma das primeiras missões da Companhia de Jesus a Companhia de Nossa Senhora da Luz, santa padroeira do município. A Anindiba dos Indígenas pertencia ao jesuíta Luís Figueira doação feita por Pedro dias e sua Mulher Apolônia Bustamante, através da Carta Régia datada de 11 de Juno de 1761.
Paço do Lumiar passou á condição de município, permanecendo assim até 27 de fevereiro de 1931, quando seu território foi anexado ao município de são Luís. Pelo Decreto-Lei nº1938, voltou a ser um simples povoado, integrando o distrito de São José de Ribamar que em7 de dezembro de 1959,pela Lei nº 1890 passou novamente à condição de Município.
Alcançando sua emancipação política em 14 de janeiro de 1960, è formado pelos distritos de Iguaiba, Maioba de Mocajituba, Maiobão, Mojó, Mercês, Pau Deitado, Pindoba, Pindaí,Raposa,Timbuba,Rio Grande.Riozinho,Vila São José e Vila Cafeteira.

Matéria de ontem.. DEU No BLOG do Marco D’eça
Paço do Lumiar: uma curiosa história
Qua, 14/01/09 por Marco D'Eca |
A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), cortou hoje o bolo de aniversário da cidade, que completou hoje 49 anos de emancipação. É curiosa a história do antigo povoado de Anindiba.
Com carta Régia de posse datada de 1761, o jesuíta Luis Figueira foi o primeiro dono do município, que só veio a alcançar, definitivamente, a sua emancipação política em 1960.
Paço do Lumiar foi município pela primeira vez até 1931, quando foi reanexado ao município de São Luís. Depois, passou a ser povoado de São José de Ribamar. Em 14 de janeiro de 1960, alcançou definitivamente o status de município, hoje um dos dez maiores do Maranhão

PARABENS a todos os MUNICIPES DE PAÇO.
Precisamos ficar de OLHO é uma longa história..

Rodoviários da Raposa realizam paralisação nesta quinta-feira


quarta-feira, janeiro 14, 2009, 22:42

Notícia postada em São Luís - De Clodoaldo Corrêa de O Imparcial Online
Os rodoviários (motoristas, cobradores e fiscais) que trabalham na empresa que faz a linha para o município de Raposa anunciaram que paralisam suas atividades nesta quinta-feira (15).
Segundo o presidente do sindicato dos Rodoviários do Estado do Maranhão, José Rodrigues, a categoria está com os salários atrasados, ainda não receberam o décimo terceiro e estão a quatro meses sem receber o ticket-alimentação. Os trabalhadores exigem, ainda, a garantia do Plano de Saúde.
José Rodrigues declarou que já foi enviado ofício para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Secretaria de Estado de Segurança Cidadã, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Raposa sobre a manifestação que será feita na porta da empresa, caso as exigências não sejam cumpridas.
O presidente do sindicato declarou que o proprietário da empresa não quer negociar e ainda ameaçou um dos membros do sindicato. “Por conta do descaso e do autoritarismo desse cidadão é que iremos recorrer aos nossos direitos”.
O proprietário não foi encontrado para falar

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PISO SALARIAL: AINDA HÁ O QUE CONQUISTAR


- CNTE Informa 464
O resgate da educação pública de qualidade depende da valorização dos profissionais. Em 2008 os educadores obtiveram uma conquista importante, o piso salarial nacional. Mas, ele entrou em vigor neste primeiro mês de 2009 sem uma série de ganhos importantes, entre eles, a hora-atividade, um período que seria destinado à atualização profissional. Por isso, a mobilização da CNTE em defesa da Lei do Piso continua. Além dos professores de todo o país, dos sindicatos filiados, das frentes de parlamentares criadas em vários estados, mais de duas mil e 500 pessoas de todas as partes do país já assinaram o manifesto publicado no site da CNTE. Uma demonstração de que a sociedade brasileira defende o piso, a melhoria do ensino público e a valorização do profissional de educação.
Ao apoiar o manifesto, a população junto com a CNTE e de todos os profissionais de educação formaliza a posição contra a atitude de governadores de cinco estados de questionar na Justiça a constitucionalidade da lei do piso. Esses INIMIGOS DA EDUCAÇÃO “negam aos estudantes, especialmente os de classes mais carentes, o direito a uma educação de qualidade para o qual concorre o profissionalismo dos educadores; invertem as prioridades das políticas públicas e as responsabilidades do Estado em promovê-las”.
Enquanto o Supremo Tribunal Federal não tem uma decisão definitiva sobre a questão, assine você também o manifesto em defesa da valorização dos profissionais da educação.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Professor Josemar pode ser prefeito ainda este mês



OS BLOGUES E SUAS PREVISÕES DE MÃE DINAH.

Deu no blog do Eri Castro que deu no Blog do Robert Lobato e por isso comento aqui, não tenho procuração, mas tem opinião.
A pesar de conhecer muito pouco os Blogueiros acima. Acredito que existe uma informação mais justa e correta. Se a Juíza Drª. Jaqueline Caracas, ainda não julgou o processo que impedia a Prefeita Eleita Bia Aroso de ser Diplomada, empossada e assumir. Será que a “Justiça Aqui é Cega”. E como se prever a posse de Prof. Josemar.Será que a Juíza já adiantou a sentença para eles, ou o Prof. Josemar precisa esta na Mídia...não sei. Ou eles querem agradar a Prof. Josemar.
Em relação a dinheiro, compara de voto e título clonados, urna sem a foto do candidato....Aliás, irei colocar mais uma vez aqui seu depoimento.” Comentário meu(Robert Lobato) Acompanhei de perto essa briga política em Paço do Lumiar através de uma prestação de serviço que fiz ao professor Josimar, que terminou a campanha em segundo lugar num pleito cercado de denúncias de fraude de tudo que é natureza.
Foram inúmeros os casos de clonagem de títulos, um candidato inclusive foi detido pela PF, urnas que não registraram votos, compra de voto escancarada no dia da eleição, abuso de poder político etc. De tudo ocorreu nas eleições de Paço do Lumiar que, diga-se de passagem, está um caos, abandonada
.” Verdades.(grifo meu).
Caso semelhante acontece em todo Maranhão, liminares e vitórias no tapetão, Eleições Judiciais. Acusações e trocas de prefeitos. Vandalismos. E isso parece à normal. Nada Contra a Justiça. Justiça que Não è Cega. Os Juízes Também Não. Porém aqui em Paço a Justiça deverá primar pela verdade, pela exatidão dos fatos, a Bia foi eleita numa colisão de partido, todos do campo da esquerda e democráticos,tendo apoio popular e repetindo quase a Frente de oposição, (libertação) faltou apenas o PSDB, doe Prof. Josemar, quem sabe da próxima .Ele esta no caminho, no Paço...falta apenas iluminar . É para debate, para reflexão. Talvez ele tenha razão? ...o que dizem vocês.
Essa foi a Postagem do Blog. Por Robert Lobato.
Professor Josemar pode ser prefeito ainda este mês
Por: Robert Lobato | 12 de janeiro de 2009

DEU NO BLOG DO ERI CASTRO
Por que a juíza de Paço do Lumiar, Jaqueline Caracas, ainda não julgou o processo que impede Bia Aroso de ter sido diplomada prefeita de Paço do Lumiar? É o caso de títulos clonados. A turma da prefeita votava logo cedo, quando o cidadão de bem ia exercitar o seu direito ao voto, não podia, a quadrilha já tinha feito por ele.
Na última quinta-feira, a juíza Jacqueline decretou a prisão em flagrante de uma pessoa envolvida com os títulos clonados por falso testemunho. Essa pessoa disse, na Polícia Federal, ter votado com vários títulos em favor do grupo da Bia (PDT) e para a justiça reformulou seu depoimento acusando o Profº Josemar (PSDB).

Comentário meu(Robert Lobato) Acompanhei de perto essa briga política em Paço do Lumiar através de uma prestação de serviço que fiz ao professor Josimar, que terminou a campanha em segundo lugar num pleito cercado de denúncias de fraude de tudo que é natureza.
Foram inúmeros os casos de clonagem de títulos, um candidato inclusive foi detido pela PF, urnas que não registraram votos, compra de voto escancarada no dia da eleição, abuso de poder político etc. De tudo ocorreu nas eleições de Paço do Lumiar que, diga-se de passagem, está um caos, abandonada.

domingo, 11 de janeiro de 2009

27 universidades vão organizar cursos sobre o tema étnico-racial


Educação - 11/01/2009 - 21h03


BRASÍLIA - Vinte e sete universidades públicas selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) vão organizar cursos e produzir material didático-pedagógico este ano sobre a temática étnico-racial. A formação de professores na área é prevista na Lei 10.639/03, que obriga o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio.

A técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Bárbara Rosa disse que o novo edital trouxe uma novidade. “Agora cada universidade vai formatar o curso de acordo com a realidade na qual está inserida. Por exemplo, em Minas Gerais quatro universidades irão promover cursos. Minas é um estado muito grande e abrange regiões diferentes, contextos diferentes e essas características serão consideradas.”

Segundo Bárbara, o MEC vai lançar até março um plano com algumas diretrizes para acelerar a implementação da Lei 10.639. Ela destaca a importância da formação do professor para que o ensino da cultura e história afro-brasileira seja realidade.

“O ministério produz o material didático, mas não pode impor o uso de determinado livro, isso é uma decisão do professor e da sua coordenação. Por isso é que o MEC, além de produzir material didático-pedagógico, vem há algum tempo investindo também no material humano, na formação dos professores. Mas tem que haver ações paralelas que envolvam todo colegiado”, acrescentou Bárbara.

Representante do Movimento Negro Unificado (MNU), Jacira Silva acredita que só a educação pode transformar a sociedade e reduzir a discriminação contra a população negra. “Acho muito importante que as universidades estejam envolvidas nesse processo, já está mais do que na hora de estudar a África com a mesma importância que outros povos. É preciso ensinar a participação positiva do negro na construção do nosso país. A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos, o negro precisa ser tratado de forma igualitária”.

Para o estudante de uma escola pública do Distrito Federal Cássio Xavier, de 12 anos, o negro só é lembrado em 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em homenagem ao principal ícone da luta contra a escravidão no país, Zumbi dos Palmares. “Lá [na escola] pode se falar até da viagem do homem à Lua, mas não se fala de Zumbi. Salvo alguns professores, como o de geografia, que teve a iniciativa de levar um filme sobre o apartheid".
Fonte: Agência Brasil

FORTALECER A REGULAMENTAÇÃO É DESAFIO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS EM 2009



O último ano trouxe diversas conquistas para a Mata Atlântica e para o meio ambiente. Em 2009 a Fundação SOS Mata Atlântica se dedicará a ampliar e fortalecer estes avanços. As principais ações neste sentido visam o diálogo e a participação na discussão das regulamentações feitas pelo setor público. “O trabalho para este ano é garantir que as conquistas se tornem uma realidade e não fiquem apenas no papel”, reforça Mario Mantovani, diretor de mobilização da instituição. A seguir você confere algumas das ações que a SOS Mata Atlântica pretende executar neste novo ano.
Lei da Mata Atlântica – A aprovação do decreto da Lei da Mata Atlântica é uma destas vitórias. Após 14 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei de autoria do deputado Fabio Feldmann foi sancionada em 2006 e em novembro do último ano o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto, referendando a legislação. Agora, o próximo passo é lutar para que essas leis sejam cumpridas. Uma questão importante que diz respeito ao meio ambiente e que complementa a Lei da Mata Atlântica é a aprovação do Projeto de Lei 6424, que define a questão da Reserva Legal, ditando como deverão ser as áreas de proteção dentro de propriedades rurais. Para entender mais sobre a Lei da Mata Atlântica leia entrevista com o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.

Frente Parlamentar Ambientalista – Criada em 2007, a Frente Parlamentar Ambientalista busca acompanhar e contribuir para as questões ligadas ao meio ambiente, que estejam relacionadas ao governo e a sociedade civil. No final de 2008, este movimento criou a Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas com o objetivo de convidar os representantes a participar da discussão e a adotar diretrizes sustentáveis. Estes grupos são peças importantes para a organização do debate sobre o meio ambiente, principalmente no que diz respeito à legislação. Assim, os representantes políticos podem agir de forma mais eficaz em suas esferas. A Fundação SOS Mata Atlântica apóia e participa desta iniciativa, com a intenção de colaborar para uma melhor compreensão dos problemas ambientais pelos representantes eleitos.
IR Ecológico – O Imposto de Renda (IR) Ecológico é uma medida que fará com que pessoas físicas e jurídicas possam deduzir até 6% do imposto de renda devido para a aplicação em projetos de conservação do meio ambiente e promoção do uso sustentável dos recursos naturais. O Projeto de Lei (PL) nº 5.974/2005, que regulamenta a medida, teve origem em 2002 na Câmara dos Deputados e ainda está em tramitação. Em 2008, várias ONGs, incluindo a Fundação SOS Mata Atlântica, e representantes de empresas reunidas na “Ação pelo IR Ecológico” lutaram para que o projeto estivesse na pauta da Câmara. Durante o ano de 2009, a SOS Mata Atlântica junto com este movimento, continuará trabalhando para que esta medida seja concretizada. A regulamentação desta iniciativa é fundamental para estimular a colaboração das pessoas às causas ambientais.
Plataforma Ambiental – Desde 1989, como forma de trazer a contribuição da sociedade civil para a proteção do Bioma Mata Atlântica e buscar o compromisso dos governos locais para uma agenda socioambiental, a Fundação apresenta aos candidatos e eleitores a Plataforma Ambiental, uma coletânea de princípios que subsidiam a população para que se cobre a conservação ambiental, convocam o Legislativo para a discussão de instrumentos legais referentes a políticas ambientais e promovem a mobilização social e a gestão participativa. No ano de 2008, com as eleições municipais, a SOS Mata Atlântica lançou a Plataforma Ambiental para Candidatos a Prefeitos e Vereadores. Agora, o intuito é capacitar e incentivar os eleitores a cobrarem as promessas assumidas nas campanhas, fiscalizando o que foi prometido para preservar os recursos naturais.


Fonte: S.O.S MATA ATÂNTICA

sábado, 10 de janeiro de 2009

JOSÉ REINALDO VISITA BIA VENÂNCIO EM PAÇO






A Prefeita Bia tem Aliado de Peso.

Data de Publicação: 9 de janeiro de 2009( Jornal Pequeno)

O ex-governador José Reinaldo Tavares fez, ontem, uma visita de cortesia à nova prefeita de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, para levar os votos de uma “boa administração, a fim de fazer a felicidade do povo luminense” e também colocar-se à disposição “desta mulher aguerrida e trabalhadora, naquilo que for possível ajudar”, disse o ex-chefe do Executivo do Maranhão.
Por sua vez, a prefeita Bia Venâncio declarou-se “honrada e feliz com a visita do ex-governador e amigo”. Para ela, a visita de José Reinaldo Tavares, foi o seu presente de Natal, já que ele não pôde comparecer à sua solenidade de posse.
Bia Venâncio aproveitou para narrar a José Reinaldo as dificuldades iniciais de sua administração, principalmente por conta da atitude do ex-prefeito Gilberto Aroso de não ter repassado as informações necessárias e vitais para não haver quebra de continuidade dos serviços públicos a que o município deve prestar à população.
Disse, porém, que essas dificuldades estão sendo superadas pela competência da equipe que montou para administrar o município. “Tenho um compromisso com o meu povo, o de trabalhar muito para desenvolver Paço do Lumiar, e dele não arredarei o pé”, disse um determinada Bia Venâncio. Vamos racionalizar os nossos recursos, mas também buscar outros junto aos governos estadual e federal, e até organismos internacionais, para desenvolver a agricultura familiar, a pesca, o turismo, a fim de podermos gerar emprego e renda para todos os luminenses.
Estamos de Olhos, A População tem que acreditar. Sucesso.
Testemunho Municipal.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

RADICAIS DESAFIAM ISRAEL A ENTRAR NAS ÁREAS HABITADAS



10/01/2007 ESTADÃO

Para israelenses, a tentação é grande, mas o grupo poderia adotar guerra de guerrilha ampliando as baixas
Griff Witte
Quando milhares de soldados israelenses fortemente armados entraram na Faixa de Gaza na noite de sábado, o Hamas optou por uma retirada tática e seus combatentes se espalharam pelas cidades e pelos campos de refugiados do território, segundo habitantes de Gaza e analistas militares e oficiais israelenses. Agora, ao que tudo indica, o Hamas está desafiando as tropas israelenses a ir atrás dele.

Ouça relato do enviado especial do Estado

"Eles estão disparando foguetes antitanques e morteiros. Mas não estão oferecendo resistência à presença israelense em Gaza", disse o general da reserva israelense Amnon Lipkin-Shahak. "Estão desafiando os militares israelenses a entrar nas áreas habitadas."

Para Israel, a tentação de avançar é grande. Depois que 14 dias de ataques por terra, mar e ar, enfraqueceram a capacidade do movimento islâmico, os líderes israelenses ponderam se é o momento de desfechar um golpe mortal contra o Hamas. Isto, segundo analistas, exigiria uma operação terrestre muito ampla no emaranhado de vielas dos principais centros habitados de Gaza.

Mas o risco de prolongar a campanha é muito grande. Até o momento, as vítimas israelenses foram muito menores do que os militares previam. Em sete dias de operações terrestres morreram oito soldados, quatro por fogo amigo.

Os analistas afirmam que enviar forças terrestres às cidades e campos de refugiados de Gaza certamente permitiria ao Hamas optar por uma guerra de guerrilha urbana, com atiradores postados em lugares estratégicos, ataques suicidas e carros-bomba. O número de vítimas subiria de ambos os lados, num momento em que Israel já está sofrendo pressões internacionais para encerrar sua ofensiva.

Pelo menos por enquanto, Israel resistiu. Em vez disso, os comandantes militares ordenaram às forças terrestres que apertem o cerco nas áreas menos populosas de Gaza, que por muito tempo foram usadas para o lançamento de foguetes, enquanto aviões e helicópteros continuam bombardeando supostos esconderijos.

As táticas diferentes refletem a natureza assimétrica da guerra em Gaza, e os objetivos extremamente diferentes de ambas as partes.

Para o Hamas, o objetivo é sobreviver e mostrar ao mundo que continua disposto a lutar. E embora seus combatentes evitem o confronto com os soldados israelenses, continuam lançando foguetes contra o sul de Israel.

"Qualquer que seja o resultado, eles afirmarão: Nós ganhamos. Fomos atacados por uma força extremamente superior e os foguetes continuaram", disse Martin van Creveld, professor de história militar da Universidade Hebraica de Jerusalém. Mas, agora mais do que antes, os foguetes são lançados de cidades e de campos de refugiados, onde vive a maior parte da população de Gaza, de 1,5 milhão. Os israelenses acusam o Hamas de atacar deliberadamente a partir das áreas habitadas para provocar um aumento de vítimas civis e acirrar a revolta contra Israel. Mas o Hamas diz que não tem opções.

Israel afirma que o objetivo de sua operação é destruir tanto a capacidade do Hamas quanto sua vontade de lutar. Até o momento, os estrategistas bélicos israelenses dizem que infligiram um pesado golpe ao grupo, destruindo a maior parte de sua infraestrutura e matando um grande número de seus membros. Agora, o objetivo de Israel é aumentar a pressão sobre os líderes do Hamas e destruir grande parte do arsenal do grupo antes que a pressão internacional obrigue os militares a parar.

FRENTE PROMETE MOBILIZAÇÃO PELO PISO DOS PROFESSORES EM 2009


Agência Câmara')
Laycer Tomaz Agência Câmara')

Fátima Bezerra: frente quer o retorno do conteúdo original da lei sobre o piso.
A Câmara teve papel fundamental para a criação do piso salarial nacional dos professores, em vigor desde o início deste mês. E deve continuar mobilizada, em 2009, para garantir o cumprimento da legislação por governos estaduais, municipais e federal. Essa é a promessa da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial dos Professores.

Com valor de R$ 950, o piso foi aprovado pela Câmara em maio de 2008 e se transformou na Lei 11738/08, sancionada pelo presidente da República em julho do ano passado. O piso beneficia aproximadamente 800 mil professores do ensino público infantil, fundamental e médio de escolas federais, estaduais e municipais.

Em dezembro passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, em caráter liminar, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei movida pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O STF considerou constitucional a lei que determina o piso.

Vencimento básico
Entretanto, o STF suspendeu três dispositivos da lei. O primeiro deles é o que determina o uso do vencimento básico como referência para o piso - ou seja, o valor de R$ 950 não inclui as gratificações recebidas pelo professor por sua formação, como o adicional por especialização ou mestrado e doutorado.

A Lei 11738/08 estabelece que, no primeiro ano de vigência, as gratificações podem ser incluídas no cálculo para o piso. A partir de janeiro de 2010, contudo, o piso abrangerá apenas o salário básico. O STF decidiu que a inclusão das gratificações pode continuar sendo feita pelos governos até haver uma decisão final sobre o mérito do assunto, o que ainda não tem data para ocorrer.

Sala de aula e prazo
A maioria dos ministros do STF também decidiu suspender a previsão de cumprimento de, no máximo, dois terços da carga dos professores no desempenho de atividades em sala de aula. A lei determina que um terço da jornada seja destinada a atividades extra-classe, como cursos de atualização e preparação de aulas. A suspensão também vale até o julgamento final da ação pelo STF.

Por fim, os ministros determinaram que o piso passasse a valer a partir de 1º de janeiro de 2009. A lei determina que os valores deveriam ser pagos desde janeiro de 2008, o que obrigaria os governos a pagar os retroativoss.

Mérito
Fátima Bezerra disse que a frente parlamentar quer o retorno do conteúdo original da lei, especialmente em relação à inclusão das gratificações no piso. "O piso virou teto, pois inclui também as gratificações, além do vencimento básico", afirmou.

A expectativa dos parlamentares, segundo Fátima Bezerra, é a de que o STF vote ainda em 2009 o mérito da lei. Para ela, a questão das atividades extra-classe é outro item que precisa ser retomado nas discussões entre trabalhadores, deputados, governadores e os ministros do STF: "É uma questão de princípio, pela natureza do trabalho, que exige muita reflexão; o professor não pode abrir mão de ter um tempo destinado para atualização didática e profissional. Isso é um pressuposto para a atividade docente."

Segundo ela, os ministros mostraram ter compreensão da importância do piso como uma política de valorização do ensino básico; por isso, a decisão do STF causou surpresa aos integrantes da frente, apesar de a votação não ter sido unânime. "Evidentemente, os governadores fizeram pressão sobre os ministros, mas o reconhecimento da constitucionalidade da lei já foi uma vitória", avaliou a deputada.

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

GOVERNOS E PROFESSORES DISCORDAM SOBRE DECISÃO DO STF


Especial - 09/01/2009 16h03 (Agência Câmara')


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro, sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Lei 11738/08 movida pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foi comemorada pelos estados. O STF considerou como constitucional a lei sobre o piso salarial dos professores, mas modificou os artigos mais polêmicos.

O procurador do Rio Grande do Sul José Luís Bolzan de Morais afirmou que a questão das gratificações afeta a autonomia e o orçamento dos entes federados, ao transformar o piso em vencimento básico. Do mesmo modo, segundo ele, a parte da lei sobre a organização do trabalho e as atividades extra-classe causa um grande impacto orçamentário, porque seria criada a necessidade de contratar mais servidores.

Autonomia
Além disso, Morais ressaltou que a interferência da União no estabelecimento da jornada de trabalho dos professores de estados e municípios afeta a autonomia dos entes federados para organizar o próprio regime de trabalho dos servidores de acordo com os interesses locais e com as condições de cada estado ou município.

Segundo ele, os dois aspectos eram fundamentais para o Rio Grande do Sul, "porque afetavam diretamente as finanças e a organização do serviço local". O fim da retroatividade do piso a janeiro de 2008, que também foi afastado pelo Supremo, é outro ponto positivo para os estados. "É preciso haver toda uma programação financeira anterior para poder dar conta desse acréscimo de valores", considerou Morais.

Contudo, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial dos Professores, disse não ter ficado satisfeita com a decisão do STF. Segundo ela, a União vai completar as verbas de estados e municípios que não conseguirem pagar integralmente os valores. Por isso, a frente vai se mobilizar pela manutenção dos artigos da Lei 11738/08.

Despesas
Para o líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), todos concordam com o piso e os governadores do partido inclusive já pagam valores acima dele. A questão objetiva, segundo ele, é que os estados não têm condições de arcar com as despesas orçamentárias e fiscais geradas pela lei.

"O piso é uma reivindicação justa, necessária, e que nós apoiamos e praticamos", assegura. O parlamentar questiona, entretanto, os modos de promoção da atividade do professor por meio da destinação de um tempo suplementar para preparação do docente. Aníbal acredita que isso "acabará impondo a determinados estados, mais do que a outros, a contratação de milhares de novos professores, o que não é suportado pelos seus orçamentos."

Jornada
Já o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, classificou a decisão do STF de "conservadora". De acordo com ele, a decisão "impede que seja definida uma jornada de trabalho para os professores e joga por terra todo o conceito de piso, ao alongar o prazo para que o valor das gratificações seja retirado".

Para o professor, essas medidas são prejudiciais às perspectivas de uma carreira digna, porque muitos estados e municípios poderão transformar o piso em teto. Segundo ele, a lei do Plano Nacional de Educação estabelece que o número de horas em classe deve ser entre 20% e 25% da carga horária, o que não foi considerado inconstitucional.

Ele informou que os professores querem também aprovar a legislação com as diretrizes nacionais para o plano de carreiras. Depois de ouvidas as entidades regionais e dos estados, a CNTE definirá uma data para a mobilização nacional da categoria.
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - João Pitella Junior


Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESTÁ VALENDO



Reportagem do AQUI-MA

“O piso já está em vigor, a partir de 1º de janeiro”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista concedida, na última quinta-feira (8), à NBR TV, em Brasília. O piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica está previsto na Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
Questionado por alguns governadores, por meio de ação direta de inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou a respeito da questão e, de acordo com Haddad, pacificou o entendimento de como aplicar o valor previsto na lei, já em 2009, de maneira que todos os professores da educação básica pública passem a ser beneficiados imediatamente. Outras questões previstas na lei que estabelece o piso, como o cumprimento da carga horária dos professores para desempenho de atividades em sala de aula, ainda dependem de decisão do STF.
A partir de 1º de janeiro, caso o professor ganhe menos do que o estabelecido pela lei - R$ 950 - deverá receber a mais dois terços da diferença entre seu salário de dezembro e o valor do piso. “Suponha que ele recebeu R$ 650 de salário em dezembro. A diferença (entre o valor de seu salário e o valor do piso) é R$ 300. Ele terá que receber dois terços dessa diferença, portanto, o salário mínimo desse professor em janeiro será de R$ 850”, exemplificou Haddad.
O valor de no mínimo R$ 950, para profissionais do magistério público da educação básica com formação em nível médio na modalidade Normal com jornada de 40 horas semanais, deve ser pago integralmente em 2010.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

GILBERTO AROSO CONTESTA DECRETAÇÃO DE EMERGENCIA EM PAÇO DO LUMIAR

Leia reprodução de Matéria do Imparcial

Edição do dia Paço: ex-prefeito nega razão para emergência

QUINTA –FERIA, 08 DE JANEIRO DE 2009
CARLA LIMA
DA EQUIPE DE O IMPARCIAL

O fato da atual prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, ter declarado estado de emergência no município por falta de documentos e informações sobre a situação da prefeitura, além da estrutura física e administrativa foi contestado pelo ex-prefeito da cidade, Gilberto Aroso, que afirma ter entregado todos os relatórios com a situação da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Gilberto Aroso garante que todos os documentos sobre sua administração foram entregue a equipe de transição da prefeita Bia Venâncio no dia 6 de dezembro. “Todos os documentos sobre as contas do município assim como o orçamento programático para o exercício financeiro de 2009 foram entregues a equipe da prefeita. Não deixei nenhuma dívida”, afirmou Gilberto Aroso.

O que foi acordo entre a equipe da prefeita e a administração anterior, segundo Aroso, é que os documentos sobre os contratos serão entregue entre os dias 15 e 20 deste mês. Ficaram dependentes ainda as conciliações bancárias. “Só isso que ficou pendente, mas com o conhecimento da atual administração, foi acordado. A saúde, a educação e o funcionalismo está tudo em dia. Agora o que eu não deixei foi minha produção intelectual, isso é obra minha e não preciso deixar para ninguém”, disse o ex-prefeito, que mostrou que todos os documentos sobre a situação da prefeitura foram entregue para a equipe de Bia Venâncio.

Confusão
A prefeita, que marcara entrevista coletiva hoje, esclareceu o pedido de estado de emergência apenas para alguns veículos de comunicação ontem. Acabou justificando a solicitação pelo fato da prefeitura está falida, como dito na nota distribuída pela assessoria de comunicação da Prefeitura aos jornalistas que não foram convidados.

Segundo a assessoria de Bia Venâncio, a prefeita declara encontrou uma prefeitura com um cenário que vai desde equipamentos da administração direta como HDs retirados dos terminais de computadores, equipamentos totalmente danificados e sucateados, escolas demolidas, postos de saúde paralisados, ambulâncias quebradas, coleta de lixo irregular, uma situação inusitada.

“O ex-prefeito Gilberto deixou a prefeitura sucateada. Nós estamos vivendo um momento crítico em que, realmente, a prefeitura está falida”, disse Bia na nota.

Auditoria
Por esse motivo, a prefeita decretou estado de emergência por 90 dias e vai solicitar uma auditoria na prefeitura devido a total falte de informações e de documentos. “Da forma que recebemos a prefeitura é impossível trabalhar. A população não pode ser penalizada por isso e tenho a obrigação de informar o que acontece na administração publica, para isso é que fui eleita, para melhorar a vida o município e da população, que é a mais prejudicada com tudo isso”, afirmou Bia Venâncio.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

NOVAS SECRETARIAS EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA





O Testemunho Municipal vem de público, elogiar e prestar nossos créditos por essa iniciativa do Prefeito Municipal de São José de Ribamar. Luis Fernando Silva, pela criação das pastas de JUVENTUDE, MEIO AMBIENTE E TURISMO. A população ribamarense precisa agora acompanhar, assegurar o cumprimento desses direitos e garantir as políticas públicas para os setores.
A criação de três importantes novas secretarias no município. Vem reforçar com certeza uma luta antiga da sociedade ribamarense dentro desses ramos de atividades.
Nosso município precisa ser mais bem assistido em relação às políticas públicas de juventude, turismo e meio ambiente. É preciso ter um olhar mais direcionado com nossos jovens. O turismo é uma fonte de geração de emprego e renda. São José de Ribamar precisa cuidar da balneabilidades de nossas praias, definir e proteger espaços de preservação e recuperação de áreas já degradadas. Definir uma política de Meio ambiente com ações permanentes no município que envolva as escolas municipais e Estaduais. Enfim, é preciso pensar a Cidade... Estamos de Olho.
Os titulares das pastas:
Meio Ambiente - Isaac Buarque de Holanda
Turismo – Nelson Weber
Juventude – Sonia Maria Chaves
Assumiu também a Reformulada Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda: Ribamar Dourado.
E para auxiliar nas ações de organização da Prefeitura criou-se uma Diretoria Regional. Daniela Maciel.
Estamos de Olhos e fazemos aqui o Testemunho Municipal.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BIA VENÂNCIO, ASSUME E ENCONTRA PROBLEMAS.


PREFEITA BIA VENÂNCIO, ASSUME E ENCONTRA PROBLEMAS.



Em Paço do Lumiar depois de várias especulações de que, NÃO assumiria seu mandato, a Nova Prefeita Bia Venâncio (PDT),provou mesmo ter conquistado a Prefeitura pelo voto Popular, numa ampla colisão de partidos, dos quais, teve total apoio. E que farão parte de seu Governo.
Logo que assumiu, Bia Venâncio encontrou vários problemas de ordem administrativa. Depois de ter recebido a Prefeitura, assessores de Bia informam que o Ex- Prefeito Gilberto Aroso (DEM), levou todos os documentos, inclusive os computadores.
A prefeita de Paço do Lumiar, anunciou na tarde desta terça-feira, 6 de janeiro, de 2009, que vai decretar estado de emergência no município.
Bia Venâncio sucedeu no dia 1º de janeiro ao ex-prefeito Gilberto Aroso. Este havia cumprido dois anos de mandado do ex-prefeito Mábenes Fonseca, cassado pela Justiça. E logo depois,em 2004 foi eleito, e assumiu a Prefeitura por mais quatro anos.

Informações desta 4ª feira( 07/01/08)

A prefeita Bia Venâncio, não teve problemas para aprovar o estado de emergência no Município , já que a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores prometeu apoio total a administração municipal em nome do interesse público.
Abaixo trechos da reportagem do Jornal O IMPARCIAL do dia 05 de Janeiro de 2008.
Esperamos que a Nova Administração governar com a Participação do Povo, e a transparência seja uma marca deste Governo,SUCESSO.
Estamos de Olho.
Em Breve Anunciaremos toda a sua equipe de Governo de Bia Venâncio
Por: Josivaldo Corrêa.
A Nova Mesa diretora da Câmara de Paço do Lumiar promete apoio total à administração municipal em nome do interesse público.
O presidente Alderico Campos esteve ontem visitando a Redação de O IMPARCIAL, em companhia do vice Fernando Muniz e do 1º secretário, Jorge Maru,
Onde mostraram a disposição de trabalhar em sintonia com a prefeita Bia Aroso, mesmo tendo sido eleitos pelo grupo que lhe faz oposição na campanha.
“As divergências da campanha acabaram ali. Agora é trabalho e sabemos que a Câmara pode contribuir para a melhoria das condições da população de Paço do Lumiar, ajudando, no que for possível, as ações da prefeitura”, disse Alderico, com a concordância de seus companheiros.
“Vamos fazer uma gestão responsável, respeitando os limites dos poderes, sem perder de vista a harmonia constitucional e a independência de cada um”, destacou o presidente.
A mesa diretora é composta pelos seguintes membros:
Presidente – Alderico Campos;
1º vice – Fernando Muniz;
2º vice – Zé Gomes;
1º secretário – Jorge Maru;
2º - Francisco Pereira Filho, o Charuto; e
3º secretário – Raimundo Careca

VANDALISMO EM SANTA RITA

VANDALISMO EM SANTA RITA


Mais, precisamente às 17h30min horas, da tarde do dia 02 de janeiro, no Povoado de “Cai Coco”, em Santa Rita, aconteceu um acidente. Uma Senhora que mora na localidade, trafegava de bicicleta, de repente cruzou a estrada, no que colhida pelo automóvel. A mesma sofreu uma colisão e fraturou um dos braços. O automóvel era de propriedade de um suplente de Vereador da Cidade, que mesmo parando para prestar socorro, teve que sair às pressas do local por falta de segurança. Seu carro foi saqueado e em seguida a população revoltada ateou fogo no mesmo. Veja Imagens, do Vandalismo.
O Automóvel estava sendo dirigido por uma outra pessoa ligado ao suplente de vereador.

Com problemas no video. amanhã faremos correções

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

VIVA A REVOLUÇÃO CUBANA



Viva Revolução Cubana.

Revolución y cultura en Cuba (Roberto Fernández Retamar € La Habana) La Revolución Cubana, que desde el 26 de julio de 1953 se había declarado, por boca de Fidel, orientada por José Martí, ha fortalecido tal filiación, sin abjurar de lo más vivo del marxismo, tan desfigurado en aquellos países, con los resultados que se conocen. Cintio Vitier escribió hace años que en Cuba está vigente un marxismo martiano, que ilumina la vida cultural del país. PREMIO DE INVESTIGACIÓN CULTURAL A FERNÁNDEZ RETAMAR
Un militante de la cultura (Fernando Martínez Heredia € La Habana) Ya no hablaré de Retamar el poeta. Habría que leer otro estudio sobre su poesía, tarea para otra voz más capaz y autorizada que la mía. Sí quiero decir que entre tantas actividades intelectuales diferentes que realiza este ensayista de raza, par de los primeros de la lengua, siempre se me ocurre ante todo llamarle poeta. Me parece que él mismo, si se viera obligado a calificarse con una sola palabra, diría poeta, aunque alguna vez aclaró que ama tanto la poesía como deplora lo "poético".

El triunfo de la Revolución tuvo para mí el carácter de un extraño equilibrio. A los latifundistas la Revolución les quitó sus tierras, pero a mí, en cambio, me devolvió la mía. El otro nexo de continuidad que me ofreció la Revolución triunfante fue con mi propia tradición cultural, que para mí incluía los nexos con "toda" la cultura, sin fronteras de tiempo ni de espacios.
La comprensión de la necesidad de un ámbito mundial para las estrategias y la utopía ‹y de la pertenencia a la América Nuestra del proceso cubano‹ han constituido avances culturales colosales, que permiten pensar de maneras nuevas. De la cultura acumulada por la humanidad viene el nombre para el mundo que nace: socialismo. Pero de las necesidades de hoy y la conciencia que existe surge la exigencia de que el socialismo del siglo XXI sea mucho más radical, incluyente, democrático, diverso y ambicioso que los que han existido.

AMIGOS A VCS - ANO NOVO


Vale apenas repoduzir. A Todos Voces e a Ilota.

AMIGOS A VCS - Ano Novo (Arnaldo Jabor)
O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora.Claro que a vida prega peças.O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais, perdemos pessoas que amamos...Mas, pensa só:Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia???Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho?Eu quero viver bem... e você?2008 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas, perdas, desencontros...Normal...às vezes, se espera demais. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.Normal... 2009 não vai ser diferente.Muda o século, o milênio, mas o homem é cheio de imperfeições. A natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí?Fazer o quê?Acabar com o seu dia?Com seu bom humor?Com a sua esperança?O que eu desejo para todos nós é SABEDORIA.Que todos nós saibamos transformar tudo em uma "boa experiência".O nosso desejo não se realizou? Beleza...Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade").Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano... Mas, se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.Desejo para todo mundo, esse olhar especial! 2009 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente.Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidade e egoísmos e dermos a volta nisso.Somos fracos, mas podemos melhorar, somos egoístas, mas podemos entender o outro.2009 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, especial!Isso dependerá de mim... de você!Pode ser...E que seja! FELIZ 2009!!!

ONU e Liga Árabe discutem situação em Gaza


ONU e Liga Árabe discutem situação em Gaza
05/01/2009]

Ban Ki-moon se reuniu com ministros das Relações Exteriores do Oriente Médio e disse que ONU vai cooperar para solucionar conflito, que já matou mais de 500 pessoas.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta segunda-feira, em Nova York, com representantes da Liga Árabe para debater a situação na Faixa de Gaza. Ele disse que as Nações Unidas vão cooperar para solucionar o conflito que já matou mais de 500 pessoas.FoguetesNuma entrevista a jornalistas após a reunião, Ban disse que a Liga Árabe e a ONU decidiram caminhar bem perto para encontrar uma solução. O tema deve ser levado ao Conselho de Segurança nesta terça-feira.No sábado, tropas de Israel entraram no território palestino. Segundo o Exército israelense, a ofensiva está ocorrendo agora por terra, mar e ar.De acordo com agências de notícias, pelo menos 2 mil pessoas estão feridas.Ban voltou a pedir o fim do conflito e disse que a situação humanitária em Gaza é preocupante.A operação de Israel, que começou no último dia 27, é uma resposta aos ataques com foguetes por militantes palestinos contra o sul do país.EscaladaO coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, disse a jornalistas, na sexta-feira, que os foguetes já estavam atingindo até 40km de distância dentro de Israel.Perguntado sobre a possibilidade de um ataque terrestre, um dia antes da operação, Serry afirmou que a medida agravaria ainda mais a situação.Robert Serry disse que o ataque por terra deve escalar a violência, que segundo ele tem que parar imediatamente.O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, está a caminho de Nova York para participar das reuniões na ONU sobre uma solução para o conflito em Gaza.A região é controlada pelo movimento islâmico Hamas enquanto a Autoridade Nacional Palestina, liderada pela facção Fatah, controla a Cisjordânia.O coordenador especial da ONU em Jerusalém disse que um acordo de cessar-fogo deve incluir também a reunificação palestina.

domingo, 4 de janeiro de 2009

A Justiça Não é Cega




AO TESTEMUNHO FAZ AQUI UMA RATIFICAÇÃO PARA OS INTERESSADOS
A Justiça Não é Cega

Publicado por Rodrigo Piva em 5 Dezembro, 2008
Claramente no Brasil se adota o chamado “dois pesos e duas medidas” quando falamos em justiça.
O caso mais recente — se é que nesses minutos outro já não tomou seu lugar — é o do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Até ontem ele era um foragido da justiça pelo não pagamento de pensão alimentícia à sua ex-mulher.
Não entrarei no mérito se o valor é ou não é abusivo, até porque isso é problema deles, mas a questão é que foi a primeira vez que tive notícias de um não pagador de pensão que conseguiu habeas corpus para não ser preso, estando este foragido.
Fosse ele um desconhecido ou politicamente “não bem relacionado”, se é que vocês me entendem, que com absoluta certeza estaria na cadeia. Claro, sairia em seguida, mas iria preso.
Daniel Dantas é outro exemplo. Foi condenado a dez anos de prisão. Muito bem. Mas e aí? Foi preso? Claro que não. Os advogados vão recorrer utilizando a lei que lhes permite isso, e fatalmente não irá preso. Espero morder a língua, mas as chances são remotas.
Já os emblemáticos casos da mulher que roubou um pote de manteiga de 3 reais, e uma outra que roubou um xampu de 4 reais e imediatamente foram presas, me dão argumentos de dizer que sim, no Brasil temos duas justiças. Uma é cega e a outra enxerga muito bem para ver qual sentença vai aplicar.

Descrição:
faixa cobrindo-lhe os olhos significava imparcialidade: ela não via diferença entre as partes em litígio, fossem ricos ou pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos. Suas decisões, justas e prudentes, não eram fundamentadas na personalidade, nas qualidades ou no poder das pessoas, mas na sabedoria das leis. Hoje, mantida ainda a venda, pretende-se conferir à estátua de Diké a imagem de uma Justiça que, cega, concede a cada um o que é seu sem conhecer o litigante. Imparcial, não distingue o sábio do analfabeto; o detentor do poder do desamparado; o forte do fraco; o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito.
A história diz que ela foi exilada na constelação de Virgem mas foi trazida de volta à Terra para corrigir as injustiças dos homens que começaram a acontecer.
Mais tarde, em Roma, a mulher passou a ser a deusa Iustitia (ou Justitia) , de olhos vendados, que, com as duas mãos, sustentava uma balança, já com o fiel ao meio. Para os romanos, a Iustitia personifica a Justiça. Ela tem os olhos vendados(para ouvir bem) e segura a balança com as mãos (o que significa ter uma atitude bem firme). Distribuía a justiça por meio da balança que segurava com as duas mãos. Ela ficava de pé e tinha os olhos vendados; dizia (declarava) o direito (jus) quando o fiel (lingueta da balança indicadora de equilíbrio) estava completamente vertical.
Isso nos mostra o contraste entre os gênio prático dos romanos e a sabedoria teórica dos gregos; vale a pena relembrar que a influência de nosso direito é romana.
Com auxílio do Google.


S.O S - FAIXA DE GAZA




S.O S - FAIXA DE GAZA
O testemunho Municipal vem a público manifestar seu repúdio ao massacre criminoso que está ocorrendo na Faixa de Gaza, promovido pelo Estado sionista de Israel que, sob o pretexto de combater o terrorismo, ataca pessoas indefesas, em sua grande maioria crianças e mulheres palestinas que moram na região, vítimas de bombas jogadas sobre casas, escolas e locais de trabalho. Tecnologias militares modernas são usadas covardemente contra um povo proibido de ter forças armadas convencionais e de obter armamento para se defender.
O governo israelense promove mais uma vez a tática de "ataques preventivos" tão propalada no Governo Bush, aumentando a violência contra o povo palestino que há décadas tem sua nação dividida e usurpada pela partilha imperialista de seu legítimo território e que, no caso da Faixa de Gaza, é palco de privações de todo o tipo, devido ao criminoso embargo promovido pelo governo israelense.
Os ataques ocorridos nesses últimos dias já mataram mais de 300 pessoas e deixaram mais de 1.000 feridos, muitos em estado grave. Parte da região está sem energia elétrica afetando o funcionamento de hospitais.
Pela dimensão do ataque e a generalização inescrupulosa do bombardeio, pode-se garantir que este já é um dos maiores genocídios praticados por armamento de guerra em tão pouco tempo nesse inicio de século. O terrorismo de Estado promovido pelo governo israelense, ao invés de por fim à crise na região, só a aprofunda.
O Testemunho Municipal condena veementemente a carnificina promovida pelo Estado sionista de Israel contra a população palestina e conclama as entidades e organizações populares, democráticas e antiimperialistas a se manifestarem em atos públicos em solidariedade ao povo palestino. Exige também do governo brasileiro que condene com firmeza a infame agressão que, se não for detida imediatamente, pode descambar numa invasão ao território palestino, não com objetivo de ocupação (que já existe na prática), mas de provocar o extermínio desse valoroso povo, que não se curva ao sionismo e ao imperialismo e que merece a mais irrestrita solidariedade dos povos do mundo todo.
Repúdio ao terrorismo do Estado de Israel! Pela autodeterminação do Povo Palestino! Pela criação do Estado da Palestina!

sábado, 3 de janeiro de 2009

AS INDAGAÇÕES E DÚVIDAS, DOS BLOGUEIROS DO TESTEMUNHO MUNICIPAL




Bom dia

Estive lendo os artigos

Percebo uma posição bastante comum
Aos chamados pensantes da sociedade
"Que todo posicionamento contrario é errôneo"
Bom final de semana

O Testemunho Municipal Respondeu :
Camarada , Axé.
Gostaria que fizesse seus comentários no texto do blog fica mais real e não se importe com os pensantes da sociedade moderna, eles têm lados sim. Por isso tem coragem de se posicionar publicamente, sem medo. Mesmo fazendo avaliações que não agradam a todos, porém, o espaço do Blog, Testemunho Municipal é para fazer o contraditório.
Crie coragem, critique os Pensante.
É um blog de reflexão, discussão, propostas, pensamentos, de debate de idéias.
Não é uma coluna social.
Obrigado por lê , continue , sendo esse critico..Você também é bom combate idéias e não pessoas.

A EQUIPE DE GOVERNO DE CASTELO.


A EQUIPE DE CASTELO.

Como ainda não temos os nomes e a confirmação dos secretariados do Atual prefeito de São José de Ribamar-Ma – publicamos os nove do governo “ AGORA VAI” informe a sua Luis Fernando.
SÃO LUÍS - O prefeito João Castelo anunciou esta manhã, os nomes dos novos secretários de governo. Foram anunciados 25 nomes que ocuparão o primeiro escalão
Educação - Raimundo Moacir FeitosaSaúde - Helena Maria Duailibe FerreiraArticulação Institucional - Alarico Ribeiro GonçalvesControlador Geral do Município - Albertino Leal de Barros FilhoInformática e Tecnologia - Angeline Soares da Rocha AngelimObras e Serviços Públicos - Cláudio Castelo de CarvalhoUrbanismo e Habitação - Domingos José Soares de BritoComunicação Social - Edwin Jinkings RodriguesProcuradoria do Município - Francisco de Assis Sousa Coelho FilhoInstituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Rural - Francisco José Batista BarrosExtraordinário de Assuntos Políticos - Francisco José de Sousa VianaInstituto de Previdência e Assistência do Município - Guilherme Frederico Sousa de AbreuExtraordinário de Relações Parlamentares - João da Cruz Coelho MilhomemFundação Municipal de Patrimônio Histórico - José Aquiles de Sousa AndradeDesenvolvimento Metropolitano - José de Ribamar Soares FonsecaFazenda - José Mário Bittencourt AraújoInstituto Municipal da Paisagem Urbana - José Nilson Oliveira MacielTrânsito e Transporte - José Ribamar Barbosa Oliveira FilhoAgricultura, Pesca e Abastecimento - José Ribamar Luso SousaTurismo - Liviomar Macatrão Pires CostaAdministração - Maria Margareth ReisGoverno - Othelino Nova Alves NetoMeio Ambiente - Afonso Henrique de Jesus LopesCriança e Assistência Social - Roseli de Oliveira RamosPlanenejamento e Desenvolvimento - Sofiane Labidi
Coliseu: não tiveram os nomes anunciados:
Esporte : não tiveram os nomes anunciados:
Cultura: não tiveram os nomes anunciados:

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS

Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.
1 - Estabeleça princípios ambientalistas
Estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.
2 - Faça uma investigação de recursos e processos
Verifique os recursos utilizados e o resíduo gerado. Confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. A meta será encontrar meios para reduzir o uso de recursos e o desperdício.
3 - Estabeleça uma política ecológica de compras
Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Existem certos produtos que não se degradam na natureza. Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Evite produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.
4 - Incentive seus colegas
Fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta. Sugira e participe de programas de incentivo como a nomeação periódica de um 'campeão ambiental' para aqueles que se destacam na busca de formas alternativas de combate ao desperdício e práticas poluentes.
5 - Não Desperdice
Ajude a implantar e participe da coleta seletiva de lixo. Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição. Investigue desperdício com energia e água. Localize e repare os vazamentos de torneiras. Desligue lâmpadas e equipamentos quando não estiver utilizando. Mantenha os filtros do sistema de ar-condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica. Use os dois lados do papel, prefira o e-mail ao invés de imprimir cópias e guarde seus documentos em disquetes, substituindo o uso do papel ao máximo. Promova o uso de transporte alternativo ou solidário, como planejar um rodízio de automóveis para que as pessoas viajem juntas ou para que usem bicicletas, transporte público ou mesmo caminhem para o trabalho. Considere o trabalho à distância, quando apropriado, permitindo que funcionários trabalhem em suas casas pelo menos um dia na semana utilizando correio eletrônico, linhas extras de telefone e outras tecnologias de baixo custo para permitir que os funcionários se comuniquem de suas residências com o trabalho.
6 - Evite Poluir Seu Meio Ambiente
Faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos. Converse com fornecedores sobre alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Faça um plano de descarte, incluindo até o que não aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras, etc. Faça a regulagem do motor dos veículos regularmente e mantenha a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis. Assegure-se que o óleo dos veículos está sendo descartado da maneira correta pelos mecânicos.
7 – Evite riscos
Verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforço para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema para só aí se preparar para resolver. Participe de treinamentos e da preparação para emergências.
8 - Anote seus resultados
Registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados. Isso ajuda não só que você se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.
9 – Comunique-se
No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos. Busque manter uma atitude de diálogo com o outro.
10 - Arranje tempo para o trabalho voluntário
Não adianta você ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza. É preciso combinar estudo e reflexão com ação. Considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta. Você pode, por exemplo, cuidar de uma árvore, organizar e participar de mutirões ecológicos de limpeza e recuperação de ecossistemas e áreas de preservação degradados, resgatar e recuperar animais atingidos por acidentes ecológicos ou mesmo abandonados na rua, redigir um projeto que permita obter recursos para a manutenção de um parque ou mesmo para viabilizar uma solução para problema ambiental, fazer palestras em escolas, etc.
Por : Vilmar Berna vilmarberna@jornaldomeioambiente.com.br

O PAPEL DE UM BOM VEREADOR

O Testemunho Municipal

Como dissemos o Testemunho Municipal, tem a missão de informar também bem sobre como a população dever acompanhar e conhecer seus representantes municipais

O PAPEL DE UM BOM VEREADOR

Nada de dinheiro fácil, Vereador é para legislar.
Depois de mostrarmos que o verdadeiro político é aquela pessoa a serviço do povo, vamos falar nesta edição sobre o papel do vereador. Afinal, quem, de fato, pode ser considerado um bom vereador? Como posso saber se o meu eleito está sendo um bom representante no Legislativo?
Primeiramente, é preciso saber que o vereador é aquela pessoa eleita pelo povo para legislar em seu favor, sendo um representante no Legislativo. Ou seja, é alguém que tem, por obrigação, a tarefa de fazer leis, votar leis que beneficiem seu eleitorado, sua bandeira, seu bairro, etc. Assim, um representante dos professores, dos aposentados, por exemplo, será digno do nome e da bandeira, a partir do momento que lutar pela dignidade dos aposentados. Já, o representante do bairro X tem a obrigação de buscar melhorias para os moradores que o elegeram. Como cidadão, você tem a obrigação de vistoriar o que seu eleito está fazendo. Por isso, deve, na medida do possível participar das reuniões ordinárias, que acontecem todas as semanas. Caso não disponha de tempo para isto, vá à Câmara e vistorie, fiscalize os projetos de leis feitos por ele. Se a bandeira dele é a saúde, por exemplo, com certeza, ele deverá ter leis ou projetos neste assunto.

O bom vereador também não deve usar (ou seria abusar) da pobreza das pessoas para conseguir seu voto. Empregos, cestas-básicas, material de construção não são da alçada dos vereadores. Está errado o cidadão que pede este tipo auxílio e, muito mais errado, o vereador que alimenta este tipo de idéia. O vereador que se importa, de fato, em acabar com a pobreza irá buscar fazer leis que acabem com a pobreza. O povo precisa de dignidade para trabalhar e comprar todo mês o seu alimento.
Também não pode ser considerado bom vereador, aqueles que votam de acordo com interesses. Ou seja, votar com a direita e contra a esquerda, sempre, não interessando o que é o projeto. E vice-versa. Também, o vereador que passa os quatro anos só se importando com o salário que está recebendo não é digno de ser chamado representante do povo. Se você quer conhecer os vereadores da atual legislatura, vá a Câmara Municipal, a chamada Casa do Povo. Procure pelas leis aprovadas, ou mesmo, que não foram aprovadas e conheça um pouco do trabalho dos atuais vereadores, para saber votar na próxima eleição. Por: Consolação Resende - Jornalista



NATURAL PAIXÃO

NATURAL PAIXÃO
RIBAMAR, RIBAMAR
Terra onde Nascir
Tu és linda ,diante
D´outras e pra mim
Em tuas praias, pulando,
Correndo,crescir,
Na areia, meus
Castelo construir
RIBAMAR, RIBAMAR
Terra de minha paixão,
Tu és linda , por ser tu
Balneária, religiosa uma
grande cidade do Maranhão
RIBAMAR,RIBAMAR
Teu santo padroeiro
Alvo de grande devoção
Da pesca ao marisco/onde traz dimensão,
Tanto a grande e pequenos
Tu dás emoção
Com teu mar de ondas fortes,
Sempre dá consolação
RIBAMAR,RIBAMAR
Tu estás no meu coração
Deste-me força e coragem
Quando de te precisei,
Deste-me amor e carinho
Quando te busquei
RIBAMAR RIBAMAR
Terra da minha nação
Brasileira, nordestina
E no sofrido Maranhão.

De; Jesavinde Cettoi Sanvi

“Vitória do povo”


Ato de Mudança I
A Câmera de Vereadores de São José de Ribamar fez ontem o primeiro ATO DE MUDANÇA. Querendo mostrar que é assim que se procede.
A independência e autonomia dos poderes e a responsabilidade com o município, com seus ideais, com os votos obtidos. Valeu. Deram Um TESTEMUNHO MUNICIPAL para aqueles todos que estavam lá de Fora, convidados do Prefeito.
E que Mesa Linda ! Formada pelos filhos da Casa.Foi Assim que se deu...
Venceu a Engenharia Política, a (Estratégias Políticas,) dedos de quem conhece a raposa.
Arquitetada pelos seis vereadores com a Chapa: VITÓRIA DO POVO Venceu as Eleições da Câmara Municipal em São José de Ribamar com Manoel ALBERTIM, (BETO das Vilas) Presidente. Será que vieram para fazer diferente?. ou Será cedo demais ?.
Mas, Esses Vereadores encheram-nos de Orgulho. No dia 01 de Janeiro 2009, isso me lembra um fato Heróico: “...a entrada dos guerrilheiros cubanos, em havana(CUBA)sob o Comando de Fidel Castro, 01 de jan de 1959”.Valeu Vereadores PERU.
Ficou assim a Nova Mesa da Câmara - O vereador Manoel Albertin (Beto) foi eleito presidente da Câmara Municipal,tendo como 1º Vice-presidente: Djalma Ribeiro dos Santos; 2º Vice-presidente – Henrique Queen. 1º Secretário, José Lázaro da Costa; 2º Secretário, Arthur Laurine Guimarães Filho. Soma a este cinco o voto de Zé Lima.

Disse o Novo Presidente: Logo quer assumiu a presidência da Câmara Municipal, Beto prometeu que uma de suas primeiras ações era providenciar a informatização da Casa para dar melhores condições de trabalho aos vereadores. “Outras medidas nós anunciaremos depois de conhecer a realidade da Câmara Municipal”, Parabéns BETO. Estamos de olho.

Ato de Mudança II

Vitória do povo” Essa foi de Mais... Diz ai Luis?
Pensávamos, pensaram que os novos vereadores eram Zés de Zé, Mané.... Um grande troco... Dos Vereadores de Oposição. E dos outros três que estavam, vamos por assim dizer sem pré$tígio... com o Prefeito.
A prepotência e arrogância do poder “deu no que deu, né seu Lindoso”. Não deu... Olha só o que vale uma desavença, um pequeno desentendimento com os seus. Deu Nisso.

De um ANÔNIMO.
A emocionante eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ribamar, enquanto todos esperavam uma eleição de cartas marcadas com chapa única (encabeçada pelo Ver. Lindoso) bem na hora apareceu uma outra chapa com a união de 3 vereadores da situação e de 3 da oposição vencendo a eleição, deixando o "enforcado" ex-presidente na beira de ataque de nervos, que foi divertido foi, até o Prefeito engoliu seco.

NOVA CÂMARA DE VEREADOPRES DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
Ficou Assim A Nova Mesa Da Câmara Municipal Vereadores :
Presidente : Manoel Albertin (Beto)
1º Vice-presidente: Djalma Ribeiro dos Santos;
2º Vice-presidente – Henrique Queen.
1º Secretário, José Lázaro da Costa;
2º Secretário, Arthur Laurine Guimarães Filho.

Trecho do JP de Data de Publicação: 2 de janeiro de 2009

Luis Fernando assume segundo mandato em São José de Ribamar
“Quem pensou que a melhor administração de todo os tempos em São José de Ribamar é a que está encerrando se enganou, porque a melhor será a que está iniciando”. Com essa afirmação o prefeito Luís Silva (DEM) assumiu o segundo mandato de prefeito municipal. A solenidade aconteceu 0h da última quarta-feira na quadra esportiva do Patronato de São José de Ribamar, logo após a posse dos 11 vereadores que compõem o poder Legislativo e a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal. O advogado Gil Cutrim assumiu o cargo de vice-prefeito..
Cultos ecumênicos antes da Posse
A primeira formalidade da posse foi a missa em ação de graças ecumênica celebrada na Igreja da Matriz pelo padre Bráulio Ayres, pároco de São José de Ribamar e pelo pastor Moisés Martins, da igreja Assembléia de Deus.
Ao assumir o seu segundo mandato de prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando disse que desde os 18 anos está na vida pública e que ainda hoje mantém o mesmo entusiasmo de quando começou. Afirmou que exerceu com responsabilidade todos os cargos que já ocupou e que a palavra desistência nunca fez parte de sua vida. Grifo meu” ele vai desistir para Gil Cutrim assumir?”.
Quais as dificuldades? Faltou-lhe o que.
“Enfrentei dificuldades, mas graças a Deus e a minha dedicação ao trabalho conseguir superar todas. Foi com essa determinação que aceitei a tarefa de disputar a Prefeitura de São José de Ribamar em 2005 e o meu povo confiou em mim e renovou a confiança ao me reeleger em 2008”, frisou.
A justiça também ajudou, na Eleição quase W X 0, ah, esqueci ele teve adversário sim. E seu como foi. “grifo meu.”
Luís Fernando ressaltou que foram mais de 300 obras nos primeiros quatro anos. Muitas das quais eram direitos elementares da população, que até então vinha sendo negados. “ por quem?, Disse que a nova administração será ainda melhor porque agora a Prefeitura está organizada e que ao contrário de 2005 quando havia o débito de R$ 17 milhões, há dinheiro em caixa...” VAMOS LEMBRAR DISSO.
BOM, lembre se de Pagar O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES, de R$; 950,00 , Antes deve promulgar, por que esperamos que a Câmara aprove o Plano de Cargos Carreira e Salários dos Profissionais da Educação , em discussão com essa Prefeitura.

É assim que se fala do Poder Legislativo Municipal nos Tempos: (pretérito, e presente e futuro)
O prefeito agradeceu o apoio que recebeu da Câmara Municipal, que segundo tem aprovados os projetos de interesse da população. “As relações com o Legislativo municipal tem se pautado pelo respeito e assim continuará sendo, porque são poderes independentes que devem funcionar em harmonia”, acrescentou.
De acordo com Luís Fernando, a população terá condições de cobrar ainda mais nos próximos quatro anos, porque sabe que a Prefeitura não é do prefeito, mas do povo e que quando o dinheiro público é tratado com responsabilidade da para asfaltar ruas, construir salas de aula, construir maternidade, prestar assistência social, regularizar pescadores, oferecer saúde de qualidade, incentivar a cultura, valorizar os produtores rurais, promover inclusão social, pagar salários em dia e tantas outras coisas realizações ??? que fizeram de São José de Ribamar, um município premiado nacionalmente pela excelência na saúde bucal pelo belo programa de compra local que leva alimentação de qualidade às escolas.
A MAIOR VOTAÇÃO... quem dúvida disso?
“Nosso povo está consciente de seus direitos, por isso, é maior ainda a responsabilidade neste novo mandato, uma vez que fui eleito com a maior votação já dada a um prefeito neste município. Estou consciente do meu dever e não vou decepcioná-los, com não fiz até agora. Moro em São José de Ribamar por amor a este município e o povo merece ter um prefeito que viva a realidade dos moradores”, assegurou. Vive.
+ DOIS MIL SERVIDORES
O prefeito agradeceu o trabalho desenvolvido pelos mais de dois mil servidores, sem os quais não teria sido possível realizar tantas obras. Agradeço todos os funcionários pela ajuda diária que me dão, porque nós trabalhamos todos os dias de segunda a segunda. Sacrificando o lazer e as nossas famílias, mas é isso que o povo espera de nós”, frisou. Luís Fernando agradeceu de modo especial a Deus, que tem lhe dado forças para cumprir os compromissos assumidos com a população ribamarense.
Nós aqui Faremos O Testemunho Municipal Verdade. Valeu Prefeito.
BOM TRABALHO.. VALEU VEREADORES.. VALEU POVO RIBAMARENSE.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A CARTA ABERTA DE DOM XAVIER

TESTEMUNHO MUNICIPAL AOS RIBAMARENSES

Proponho à nossa reflexão a carta aberta de Dom Xavier, bispo de Viana e presidente da CNBB do Maranhão e presidente nacional da CPT.

Uma oportuna reflexão sobre a realidade maranhense nessa alvorada de 2009!
Viana , quinta feira 01 de janeiro de 2009

A CARTA ABERTA DE DOM XAVIER
Caríssimas irmãs e caríssimos irmãos da Diocese de Viana,Companheiras, companheiros militando nas Pastorais e nos Movimentos do nosso Regional Maranhão,Celebramos o início de um novo ano com a Solenidade dedicada a Maria de Nazaré, a Santa Mãe de Deus, a Rainha da Paz, modelo das discípulas e dos discípulos do Senhor Jesus, modelo para as testemunhas da justiça e para os construtores de fraternidade. Neste momento de Vida e Graça renovadas, quero lhes roubar um pouco de tempo para oferecer-lhes algumas reflexões sobre recentes acontecimentos, que interpelam e desafiam as nossas comunidades.
1. AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
No ano passado, a CNBB, em parceria com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e com a OAB, promoveu uma mobilização nacional para fiscalizar a campanha eleitoral e as votações. Também nos municípios do Maranhão, os Comitês 9840, com a participação valiosa de muitos católicos, atuaram com eficiência e eficácia neste precioso e urgente serviço à moralização da política e ao protagonismo democrático da sociedade civil. Porém, este esforço chocou-se com o aumento exponencial da prática iníqua da compra de votos e do uso da maquina administrativa e do dinheiro público a serviço da campanha eleitoral de muitos candidatos. Temos a impressão que estas eleições foram as mais corruptas destes últimos anos e isto é motivo de grande decepção e preocupação, porque os políticos que praticam ilícitos graves durante a campanha eleitoral acostumam ser administradores inconfiáveis e corruptos.Mais uma vez, quem sofre é o nosso povo, porque os recursos que deveriam servir para a construção do bem comum e a implementação de políticas públicas,- cada vez mais urgentes frente ao empobrecimento e ao sofrimento da população-, são cínica e diabolicamente desviados para o patrimônio familiar dos administradores.Com pesar, devemos também apontar que, em muitas Comarcas, Juízes e Promotores não se fizeram presentes no dia das eleições. Acrescentamos mais uma questão constrangedora: em muitos Municípios, até ontem ainda não sabemos quais dos candidatos foram eleitos e temos até caso de dúplice diplomação pelo Poder Judiciário. A incerteza jurídica ou a dependência política do Judiciário evidentemente não favorecem o caminho de democratização da sociedade.Permanece, assim, o desafio de continuar a vigilância sobre as administrações municipais. Permanece o chamado evangélico em defesa da vida que se traduz também na capacidade do povo da cidade e do campo de se organizar e articular para pressionar, cobrar e exigir o respeito de seus direitos através de políticas públicas sérias e eficazes.
2. O GOVERNADOR DO ESTADO E O JULGAMENTO DO TSE
A preocupação com a missão cidadã da moralização da política nos guiou também durante as primeiras fases do julgamento do nosso Governador Jackson Lago pelo TSE. Apesar de termos consciência das questões históricas e simbólicas que atravessam a dialética entre o Governo e a Oposição, que governou - e freqüentemente desgovernou - o Estado por mais de quarenta anos, devemos defender a tese que toda denuncia que diz respeito à corrupção administrativa e a crimes eleitorais deve seguir o iter processual estabelecido pelas leis vigentes. Encarar estes fatos de uma forma meramente emocional ou cegamente partidária seria desconsiderar a necessidade de manter os princípios da ética e da legalidade republicana como pontos firmes de toda atividade política.
3. A VIOLENCIA NO ESTADOO ano de 2008 foi também marcado por episódios de violência coletiva que nos alertam sobre a situação de ressentimento e revolta de amplos setores do nosso povo. Os linchamentos, a depredação e o incêndio de prédios públicos – muitas das vezes resultados de inescrupulosa manipulação de políticos - revelam a insatisfação e a descrença popular nas instituições. Não se trata, nestas circunstâncias, de legitimas manifestações populares para reivindicar necessidades e direitos ignorados ou não atendidos pelo poder público; ao contrario, revelam-se como eventos trágicos e inconseqüentes, sem consciência e sem projeto.A Campanha da Fraternidade da Quaresma 2009 verterá sobre o tema da Segurança Pública. Desde já, acho necessário fazer um apelo para que as nossas comunidades sejam protagonistas de um mutirão em defesa da paz. Possa crescer em nosso meio a consciência de que a abordagem repressiva dos fenômenos criminais não somente é ineficaz, mas agrava as desigualdades e as tensões de uma sociedade que privilegia uma minoria e exclui a maioria da população.Temos a difícil tarefa de contribuir evangélica e pacificamente para a formação ética e política das nossas comunidades e para canalizar o legitimo ressentimento do povo para objetivos fraternos: a ampliação do leque angusto das práticas democráticas e as lutas para a exigibilidade dos direitos econômicos, sócias, culturais e ambientais.
4. A VIOLENCIA INSTITUCIONAL E PRIVADA CONTRA AS COMUNIDADES CAMPONESAS
Enfim, devo comunicar-lhes informações - que a mídia estadual, a governista como a da oposição, ignora sistematicamente - sobre a gravidade das questões fundiária e agrária no Maranhão. O ano de 2008 não foi simplesmente mais um ano perdido nos descaminhos da Reforma Agrária; com efeito, se olharmos o número das áreas regularizadas e dos novos assentamentos, descobrimos que a agricultura camponesa e os povos tradicionais foram abandonados pelos Governos ao Deus dará.Assistimos a um aumento dos conflitos em todo o interior do Estado com a volta da pistolagem e de despejos judiciais executados por Policiais Militares e milícias particulares dos latifundiários. Os dados fornecidos pela Comissão Pastoral da Terra revelam números assustadores, que nos lembram a conjuntura dos anos 80. Além disto, em muitas regiões do Estado, as famílias assentadas foram abandonadas pelos Governos Federal e Estadual.É inevitável a nossa crítica a setores expressivos do Poder Judiciário, que expedem liminares de reintegração de posse e ordens de despejo de duvidosa legalidade e de incontestável ilegitimidade. È inevitável o nosso apelo à Secretaria de Segurança Pública e ao Governo do Estado para que retomem a prática de consultar o Ministério Público, Sindicatos, Movimentos Sociais e Pastorais, diante da iminência de despejos judiciais. Não podemos, em fim, não apontar para as responsabilidades e omissões do MDA-INCRA e do ITERMA.É bom lembrar que todos estes conflitos fazem parte de uma conjuntura caracterizada pela expansão dos monocultivos de grãos, cana-de-açúcar e eucalipto, que agridem e destroem o nosso cerrado, as nossas águas e obrigam milhares de camponeses maranhenses a novos êxodos, para reforçar a massa dos migrantes assalariados em regime de super-exploração e de trabalho análogo ao escravo.O que acabo de lhes escrever poderia gerar em nós sentimentos de impotência e desânimo, mas nós somos filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs de Jesus de Nazaré, o Ressuscitado, que venceu o medo, o pecado e a morte.Contemos com a presença do Espírito, animador de toda profecia e Advogado dos pobres de Javé.
Um grande abraço e a minha bênção.Feliz Ano 2009+ Dom Xavier GillesBispo de VianaPresidente do Regional MaranhãoPresidente da CPT

“ QUEM PENSA NA CIDADE... TEM VISÃO DE FUTURO ”


Ato de Mudança aos Ribamarenses

A Antiga Câmara de Vereadores de São José de Ribamar era um poder distante das necessidades e dos interesses de nossas comunidades.
A maioria dos vereadores de nosso município eram políticos de costas virados para o Povo. Faziam do mandato um balcão de negócios pessoais e não estavam (estão) preparados para legislar para nosso município, pois não conhecer na sua essência o ponto central das problemáticas do nosso município e atuam de forma assistencialista e paternalista numa demonstração de incompetência e irresponsavelmente, o que ajudam a aumentar as desigualdades sociais de nosso município, pois não desempenham o seu papel de Legislar, fiscalizar e controlar as atividades do executivo municipal, de denuncia e de parceria com a sociedade civil organizada e a comunidade em geral.
Neste novo mandato esperamos que essa situação se transforme. Nossos descontentamentos em um ATO DE MUDANÇA.
OS NOVOS VEREADORES ELEITOS PARA O QUADRIÊNIO
Os 11 vereadores eleitos –Lindoso (PT do B), Beto (PMDB), Marlene (PTB), Lázaro (PV), Nonato (PP), Negão (PMDB), Elisabete (PV), Djalma (PSL), Arturzinho (PDT), Zé Lima (PSB) e Henrique (PDT) – e os dez suplentes – Gil Oliveira (PT do B), Paulo Alencar (PR), Sueli (PRP), Valdeir (PT do B), Antônio Augusto (DEM), Mazinho (PDT), Jô Viana (PTB), Gerson (PDT), Magão (PPS) e Irmão Domingos(PTC).
Queremos Trabalhos vereadores, Projetos, requerimentos, indicações em defesa de nossa cidade, bairros, vilas. Estamos aqui a disposição para elogiar criticar e auxiliar os edis a realizar um bom mandato.
SUCESSO para os Vereadores – Precisamos de uma Câmara forte e atuante, em São José de Ribamar.