sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O PAPEL DE UM BOM VEREADOR

O Testemunho Municipal

Como dissemos o Testemunho Municipal, tem a missão de informar também bem sobre como a população dever acompanhar e conhecer seus representantes municipais

O PAPEL DE UM BOM VEREADOR

Nada de dinheiro fácil, Vereador é para legislar.
Depois de mostrarmos que o verdadeiro político é aquela pessoa a serviço do povo, vamos falar nesta edição sobre o papel do vereador. Afinal, quem, de fato, pode ser considerado um bom vereador? Como posso saber se o meu eleito está sendo um bom representante no Legislativo?
Primeiramente, é preciso saber que o vereador é aquela pessoa eleita pelo povo para legislar em seu favor, sendo um representante no Legislativo. Ou seja, é alguém que tem, por obrigação, a tarefa de fazer leis, votar leis que beneficiem seu eleitorado, sua bandeira, seu bairro, etc. Assim, um representante dos professores, dos aposentados, por exemplo, será digno do nome e da bandeira, a partir do momento que lutar pela dignidade dos aposentados. Já, o representante do bairro X tem a obrigação de buscar melhorias para os moradores que o elegeram. Como cidadão, você tem a obrigação de vistoriar o que seu eleito está fazendo. Por isso, deve, na medida do possível participar das reuniões ordinárias, que acontecem todas as semanas. Caso não disponha de tempo para isto, vá à Câmara e vistorie, fiscalize os projetos de leis feitos por ele. Se a bandeira dele é a saúde, por exemplo, com certeza, ele deverá ter leis ou projetos neste assunto.

O bom vereador também não deve usar (ou seria abusar) da pobreza das pessoas para conseguir seu voto. Empregos, cestas-básicas, material de construção não são da alçada dos vereadores. Está errado o cidadão que pede este tipo auxílio e, muito mais errado, o vereador que alimenta este tipo de idéia. O vereador que se importa, de fato, em acabar com a pobreza irá buscar fazer leis que acabem com a pobreza. O povo precisa de dignidade para trabalhar e comprar todo mês o seu alimento.
Também não pode ser considerado bom vereador, aqueles que votam de acordo com interesses. Ou seja, votar com a direita e contra a esquerda, sempre, não interessando o que é o projeto. E vice-versa. Também, o vereador que passa os quatro anos só se importando com o salário que está recebendo não é digno de ser chamado representante do povo. Se você quer conhecer os vereadores da atual legislatura, vá a Câmara Municipal, a chamada Casa do Povo. Procure pelas leis aprovadas, ou mesmo, que não foram aprovadas e conheça um pouco do trabalho dos atuais vereadores, para saber votar na próxima eleição. Por: Consolação Resende - Jornalista



Nenhum comentário: