quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PARABENS ANINDIBA, PARABÉNS PAÇO LUMIAR.



O Município de Paço do Lumiar, localizado dentro da Grande Ilha de Upaon Açú,
(São Luís), lugar onde foi instalada uma das primeiras missões da Companhia de Jesus a Companhia de Nossa Senhora da Luz, santa padroeira do município. A Anindiba dos Indígenas pertencia ao jesuíta Luís Figueira doação feita por Pedro dias e sua Mulher Apolônia Bustamante, através da Carta Régia datada de 11 de Juno de 1761.
Paço do Lumiar passou á condição de município, permanecendo assim até 27 de fevereiro de 1931, quando seu território foi anexado ao município de são Luís. Pelo Decreto-Lei nº1938, voltou a ser um simples povoado, integrando o distrito de São José de Ribamar que em7 de dezembro de 1959,pela Lei nº 1890 passou novamente à condição de Município.
Alcançando sua emancipação política em 14 de janeiro de 1960, è formado pelos distritos de Iguaiba, Maioba de Mocajituba, Maiobão, Mojó, Mercês, Pau Deitado, Pindoba, Pindaí,Raposa,Timbuba,Rio Grande.Riozinho,Vila São José e Vila Cafeteira.

Matéria de ontem.. DEU No BLOG do Marco D’eça
Paço do Lumiar: uma curiosa história
Qua, 14/01/09 por Marco D'Eca |
A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), cortou hoje o bolo de aniversário da cidade, que completou hoje 49 anos de emancipação. É curiosa a história do antigo povoado de Anindiba.
Com carta Régia de posse datada de 1761, o jesuíta Luis Figueira foi o primeiro dono do município, que só veio a alcançar, definitivamente, a sua emancipação política em 1960.
Paço do Lumiar foi município pela primeira vez até 1931, quando foi reanexado ao município de São Luís. Depois, passou a ser povoado de São José de Ribamar. Em 14 de janeiro de 1960, alcançou definitivamente o status de município, hoje um dos dez maiores do Maranhão

PARABENS a todos os MUNICIPES DE PAÇO.
Precisamos ficar de OLHO é uma longa história..

Nenhum comentário: